Em 1976, Etelvino José Carrasquinha começou a sua atividade como torneiro mecânico da Fiat (Automóveis) e, com o seu feitio irrequieto e lutador, em horário pós-laboral fabricava na sua forja caseira facas para fresas, ou dava assistência em mecânica geral a automóveis e tratores na garagem da sua casa transformada em oficina. Mas a determinação e coragem que sempre o guiou, aliadas aos conhecimentos profissionais que já tinha à sua custa adquirido, e com eles o conhecimento do mercado, levou-o a arriscar voos mais altos com o objetivo de vir a dar à família um futuro melhor, como assim veio a conseguir.
Desse modo, e com o apoio dos seus, nasceu a Etelgra.
A nova empresa, com sede na sua oficina “artesanal”, depressa começou a prosperar, quando por ela respondia quem com tanto empenho a representava através de prontos e bons serviços prestados à clientela local, fazendo de cada cliente um amigo.
Como início da carreira profissional, a primeira pedra que serviu de alicerce à reconhecida empresa de grande dimensão regional, que atualmente existe em Vendas Novas, tinha o nome Fiat, que lhe foi oferecida por mérito próprio e que em vez de uma “pêra doce” em termos de mercadoria de fácil comercialização como um automóvel, se tratava de algo bem mais difícil de vender e assistir, por se tratar de um trator agrícola. Mas o Etelvino gostava de desafios difíceis e nunca virava a cara a dificuldades e por isso o seu negócio prosperava.
Pela grandeza de espírito empresarial e pela amizade que por ele tanta gente tinha, foi um grande choque para todos quando, em Janeiro de 1995, com uma idade em que tanto ainda tinha para dar, ocorreu a triste notícia do falecimento do grande Homem que foi Etelvino Carrasquinha.
A atual sede da Etelgra, onde está localizada a concessão dos equipamentos New Holland agrícolas, está situada na Estrada Nacional 4, à entrada de Vendas Novas, num importante complexo industrial e comercial, com uma área coberta de cerca de 2.800m2, e uma área de estaleiro ajardinada de 17.400m2.
Os quatro edifícios que a compõem incluem a administração da empresa e o stand de vendas de viaturas (apenas das marcas representadas); e os três outros edifícios são destinados à assistência técnica diferenciada por tipo de equipamentos – automóveis, pneus e máquinas agrícolas (para além das máquinas agrícolas, esta empresa desenvolve-se também no ramo automóvel).
A oficina agrícola conta com as seguintes secções, entre outras: tornos mecânicos, fresadora, corte, soldadura, pintura e mecânica geral, o que garante ao cliente uma óptima e rápida resposta.A zona de concessão da Etelgra abrange os concelhos de Vendas Novas, Montemor-o- Novo, Montijo, Benavente, Salvaterra de Magos, Alcochete, Coruche e Vila Franca de Xira, num território onde a agricultura tem ainda bastante expressão e onde têm preponderância a horticultura, a pecuária, a floricultura, a orizicultura e outras produções como o tomate para indústria e a beterraba.