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2ª edição do Tractomoz Farming Show

05/07/2024

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O dia foi inteiramente dedicado a apresentar as soluções da empresa, desde as séries 5 a 8 da John Deere até aos avançados drones para pulverização. Luis Mendes, Sócio-Gerente da Tractomoz, destacou a importância do evento: “Este ano decidimos vir para o Ribatejo, onde temos cada vez mais clientes. Quero agradecer a todos os convidados e em especial à administração da Quinta da Foz. Hoje é um dia para estar e ouvir os nossos clientes e parceiros.”

Durante a manhã, os participantes puderam visitar seis estações temáticas, onde foram demonstradas as diferentes capacidades e funcionalidades dos equipamentos. Na parte da tarde, estas estações estiveram novamente abertas para aqueles que desejassem obter explicações mais detalhadas sobre os produtos apresentados.

 

Desde 1980 e continua a crescer 
A primeira paragem foi dedicada a explicar as origens da Tractomoz, como está organizada atualmente, as áreas de negócio em que está presente e a relação com a John Deere. Ainda nesta estação houve também tempo para a apresentação das soluções da John Deere Financial.
A empresa que está sediada em Estremoz nasceu em 1980 e é concessionária da marca John Deere em Portugal para os Distritos de Évora, Portalegre, Beja e concelhos de Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Almeirim, Chamusca e Alpiarça. Tem atualmente filiais em Bombel, Évora, Beja, Ferreira do Alentejo, Coruche e Muge, estando prevista a abertura de instalações também em Almeirim e Portalegre. No último ano apresentou uma faturação de 26M€, valor que triplicou nos últimos 10 anos.

Financiamento John Deere
Em relação à John Deere Financial, que opera em Portugal através de uma parceria com o banco BPI, Sérgio Sousa, responsável em Portugal, explicou que, no nosso mercado, mais de 60% dos tratores são comprados com recurso a financiamento, chegando aos 80% em Espanha. Neste sentido, foram apresentadas as principais vantagens de recorrer a este serviço, que permite uma oferta “à medida” do agricultor.

Motores e transmissões 
Uma estação que tinha como intuito responder a duas questões: como conseguir levar o máximo de potência ao solo e como produzir mais hectares com o mínimo consumo? As respostas estavam nos motores e transmissões mais recentes da marca, com destaque para a eAutoPowr. Disponível para os modelos 370 e 410 dos tratores 8R, 8RT e 8RX, possui geradores de motores elétricos sem escovas, arrefecidos por líquido e isentos de manutenção. A utilização de componentes elétricos em vez de módulos hidrostáticos simplifica o design, aumenta a eficiência, reduz as peças de desgaste e prolonga a vida útil da transmissão.
Além da eAutopowr, foram ainda dissecadas a Autopowr, a Autoquad, e o motor de 6.8L PowerTech.

5ML / 5M/ 6M 
As séries de entrada no chamado “setor profissional”, e que são uma forte aposta da marca, mereceram uma estação especialmente dedicada. Na mesma, foram explicadas em detalhe as séries 5 ML, para culturas especializadas, o 5 M, e o 6 M de quatro cilindros.
A 5 ML, que foi desenhada para culturas perenes de entrelinha larga, como os pomares, o amendoal ou o olival, está disponível em três modelos diferentes – o 5105 ML, o 5120 ML e o 5130 ML – entre os 110 e os 136 cv, e larguras entre os 1,55 e os 2,10 m.
A série 5M conta com cinco modelos e vai dos 75 aos 130 cv. As transmissões disponíveis são a PowrReverser, com duas velocidades automáticas, a PowrQuad, com quatro, e a Powr8™ EcoShift, que oferece oito velocidades automáticas.
Finalmente, foi também abordada a série 6M. Composta por modelos de quatro e de seis cilindros, de chassis curto (2400 mm de distância entre eixos), pequeno (2580 mm), chassis médio (2765 mm), chassis grande (2800 mm) e chassis extragrande (2900 mm). Na estação em causa foram apenas tratados os modelos de quatro cilindros, com potências entre os 90 e os 145 cv. Pensados para explorações mistas, destacam-se pela Gestão Inteligente da Potência, que debita até mais 20 cv quando necessário, suspensão na cabine e sistema Autotrac.

8R/ 7R/ 6R 
As séries de alta potência da John Deere foram dissecadas ponto por ponto. Começando pelo 6R, com especial enfoque no 6R250 que foi distinguido pela DLG (Sociedade Agrícola Alemã) devido ao baixo consumo, passando pelo 7R e o sistema de direção ativa e reativa e, finalmente, pelo 8R, conhecido pela sua força e tração. Neste último, foi também dedicado algum tempo ao novo sistema de lastragem EZ, inspirado nos camiões, permite adicionar quase 2 toneladas sem sair da cabine, e na transmissão eAutoPowr.
Direção reativa: uma opção de direção típica de um automóvel. O volante é automaticamente recentrado quando faz uma curva e mantém-se direito na estrada. Oferece uma condução em linha reta excecionalmente confortável e precisa na estrada e uma a direção leve na entrada e saída das curvas, ao sair das rotundas ou ao entrar num cruzamento.
Sistema Central da Pressão dos Pneus (CTIS): permite ajustar rapidamente a pressão, premindo apenas um botão, permitindo alternar entre o modo de campo e o modo de transporte.

Agricultura de precisão 
Iniciava por uma breve contextualização histórica das várias fases pelas quais a agricultura passou, desde a mecanização à utilização de dados e máquinas “inteligentes”. É nesta fase, da agricultura 4.0, que nos encontramos e foi sobre as soluções de agricultura de precisão que esta estação tratou. Desde os recetores Starfire 7000, os ecrãs G5plus, a tecnologia Autotrac, a conetividade oferecida pelo JDLink, a praticidade do JD Operations Center, o iGrade e o Active Implement Management, ou o Harvestlab 3000, todos foram explicados minuciosamente pelos especialistas da Tractomoz e da John Deere presentes. A apresentação terminou com uma alusão à próxima fase da agricultura: um testemunho em vídeo de um agricultor americano que já utiliza um trator autónomo, sem operador.

Dronemoz: drones agrícolas entram no portfólio
A Tractomoz apresentou oficialmente a sua divisão de drones, a Dronemoz. No evento estiveram três modelos de grande envergadura e destinados a pulverização ou fertilização de culturas. Em voo foi possível ver o B100, o maior dos três, com depósito com capacidade para 50 litros ou 70 kg de granulado. Equipado com duas bombas, três ou quatro baterias, e controlo remoto com alcance de até 1 km, tem uma autonomia de voo até 8 minutos. Sem levantar voo, mas disponíveis para análise por parte do público estiveram o A22, com capacidade para 22 litros, e o B70, equipado com bicos para pulverização.

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