Notícias

Tractor of the Year®

CLAAS Xerion 12.650 Terra Trac é o Trator do Ano 2024

20/12/2023

Partilhe:

A simples visão do novo CLAAS Xerion 12.650 Terra Trac impressiona. Com praticamente 26 toneladas de peso, quatro rastos de lagartas 400 independentes e amortecidos e uma cabine que parece o cockpit de um moderno avião de passageiros, o topo de gama da CLAAS é o exemplo máximo da capacidade de inovação e conceção da marca alemã.

Posicionados no topo da oferta de tratores da CLAAS, os Xerion Série 12 estão acima do Xerion 4200 - 5000 e apresentam potências máximas até aos 653 CV, um sistema de assistência ao operador CEMOS, uma enorme capacidade da bomba hidráulica que pode chegar aos 537 l/min às 1900 rpm e uma nova cabine mais espaçosa e com suspensão de quatro pontos. Desenvolvidos pela CLAAS Industrietechnik e respeitando um rigoroso caderno de encargos, o Xerion 12.650 (e toda a gama Serie 12) foi concebido tendo em vista quatro pontos que a marca de Harsewinkel julgou fundamentais: a redução dos custos de utilização, a capacidade de reboque, o conforto e, por fim, o número e a eficiência das assistências tecnológicas.

Motor mais eficiente
Como referido, a CLAAS dedicou muita atenção à redução dos custos de utilização, a começar logo pela diminuição dos consumos. Graças ao poderoso, mas eficiente, motor Mercedes-Benz OM473 LA, que disponibiliza muito binário em baixos regimes (3100 Nm às 1300 rpm), e à caixa continuamente variável CMATIC da ZF, a marca reduziu substancialmente os consumos de combustível (menos 8 a 10% quando comparado com tratores da mesma classe de potência). Com 16,5l de cilindrada, este seis cilindros em linha anuncia 653 cv de potência (585 cv no modelo 12.590) às 1600 rpm e um regime ao ralenti de apenas 650 rpm. Com um depósito de combustível de 1400 litros (posicionado centralmente para melhor distribuição de pesos) e um depósito de AdBlue de 90 litros permite longas horas de trabalho.

O mesmo se aplica aos intervalos de manutenção, com mudanças de óleo apenas a cada 1000h de trabalho, reduzindo os tempos de paragem. O próprio sistema de pós-tratamento de gases de escape, para poder alcançar o Stage V de emissões, é isento de manutenção.

Transmissão CMATIC
O Xerion 12.650 está equipado com a última geração da transmissão de variação contínua. Graças à fluidez deste tipo de transmissão, em particular nos arranques e nas desacelerações, protege os cultivadores e semeadores ao evitar picos de carga nas estruturas quando os implementos se encontram em operação ou em posição de trabalho. Ainda assim, o Xerion é capaz de manter a totalidade dos 3100 Nm de binário a velocidades tão reduzidas como 0,05 km/h. Graças aos 4 modos de utilização disponibilizados, o trator pode ser sempre utilizado com um elevado grau de eficiência e mantendo um fluxo de potência permanentemente variável entre os eixos. Além disso, graças a uma distribuição de pesos ideal (50:50) em tração, a potência também é transferida ao solo de uma forma otimizada e assegurando o menor impacto possível no mesmo e reduzindo a compactação.

O Xerion 12 Terra Trac atinge uma velocidade máxima de 40 km/h, enquanto a versão de rodas (Trac) chega aos 50km/h a um regime muito favorável de apenas 1400 rpm.

Sistema hidráulico de topo
Até três bombas sensíveis à carga fornecem um débito máximo de 537 l/min às 1900 rpm, uma característica sem paralelo no segmento. Esta imensa capacidade hidráulica significa que até o mais largo dos implementos, com uma permanente necessidade de pressão de óleo, pode ser operado a velocidades reduzidas do motor, assegurando assim uma maior eficiência. Até oito circuitos duplos de controlo mantêm um fluxo contínuo de pressão de óleo para cultivadores ou semeadores de precisão, com circuitos de controlo prioritários a manter até 140 l/min. aos sistemas que exigem mais consumo. O fluxo de cada circuito/válvula é visível no ecrã do CEBIS sob a forma de um gráfico, e assim, quando estiver a trabalhar com implementos que tenham diferentes elementos com elevado “consumo” de óleo, poderá fazer a gestão individual do fluxo e priorizar o mesmo de acordo com as necessidades do momento.

Uma cabine de luxo
Quando concebeu o Xerion Série 12, a CLAAS dedicou uma especial atenção à cabine e ao conforto. Com uma cabine muito espaçosa, luminosa e bem equipada, o operador de um Xerion Série 12 sentirá sempre que estará aos comandos de uma máquina topo de gama. Da suspensão de quatro pontos à excelente visão panorâmica proporcionada pela imensa área vidrada, passando pelo amortecimento dos rastos de lagartas e até pelo comportamento da direção, tudo contribui para tornar a experiência do operador a melhor possível. O próprio espaço habitável (4 m3) foi amplamente beneficiado com um aumento em 27 cm no comprimento, tornando a cabine do Xerion 12 o maior centro de comando de qualquer trator do segmento premium. O banco do tratorista pode ser revestido em tecido ou em pele e pode rodar até 40º para a direita para permitir ao operador uma visão desimpedida do implemento e da zona de trabalho. Até as próprias vibrações e o ruído provenientes, quer do motor, quer do chassis, foram reduzidos ao mínimo através do isolamento da cabine face ao chassis.

Tecnologia rima com ergonomia
Como referimos, o Xerion Série 12 é atualmente o trator de tração às quatro rodas mais potente a recorrer à tecnologia de transmissão continuamente variável no mercado e a apresentar o conhecido sistema de assistência ao operador e otimização de processos CEMOS, com capacidade de autoaprendizagem. Melhorias percentuais de dois dígitos no consumo de combustível e na área de produção podem ser alcançadas através da otimização da potência, da gestão da transmissão e da lastragem. Além disso, o CEMOS incorpora um assistente de configurações de implemento, bem como a aplicação Terranimo®. Uma vez introduzidas as condições de funcionamento, a aplicação calcula e apresenta o risco de compactação em três camadas de solo para ajudar o condutor a otimizar as definições da máquina em favor da maior proteção do mesmo.

O Xerion Série 12 também é fornecido com um pacote personalizável de aplicações ISOBUS e para agricultura de precisão. Os compradores podem escolher entre direção automática por GPS PILOT com diferentes sinais de correção, gestão de tarefas em linha e fora de linha e aplicações de agricultura de precisão com controlo de secção e aplicação de taxas variáveis (VRA). Com o CLAAS connect, as novas licenças ou ativações podem ser transferidas diretamente para o terminal online, tal como as tarefas com faixas predefinidas e mapas de aplicação dos sistemas de informação de gestão agrícola ligados (CLAAS API).

MOTOR
Fabricante/modelo Mercedes-Benz OM473 LA
Nº de cilindros/cilindrada 6/15.600 cm³
Potência máxima 653 cv/1600 rpm
Binário máximo/rpm 3100 Nm/1300 rpm
Nível de emissões Fase V

TRANSMISSÃO
Configuração CMATIC (CVT)
Velocidade máxima / Eco 40 km/h

HIDRÁULICO
Capacidade de elevação N.D.
Fluxo da bomba 537 l/min.

DIMENSÕES
Distância entre-eixos 3600 mm
Peso máximo admissível 32.000 kg
PVP (€) 765,910

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos