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Teste em campo

Fendt 314 Vario Profi+

13/04/2020

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Na qualidade de membros do júri do Tractor of the Year [TOTY], no outono, durante a fase de avaliação dos finalistas, viajámos até Oberostendorf, na Baviera, para um primeiro contacto com o Fendt 314 Vario. 

À chegada, o trator aguardava-nos na parcela, engatado num cultivador Lemken Karat 9. Num primeiro olhar, pareceu-nos em tudo semelhante ao 313 Vario, o modelo que deu à casa de Marktoberdorf a distinção ‘Melhor Utilitário 2019’. Mas, vendo bem, não o é.

Assim que subimos ao posto de condução apercebemo-nos logo da revolução aplicada pela Fendt neste modelo. Embora semelhante na estrutura de base e na estética, o 314 Vario comporta avanços tecnológicos muito substanciais.
 

Série 300 Vario expande-se    
É composta por quatro modelos pré-existentes (310, 311, 312 e 313), que além da passagem do motor à Fase V não sofrem alterações. Mantêm o sistema de comandos Variotronic. A novidade é o 314 Vario, um quinto modelo que estreia um novo conceito de boost, o sistema de comandos FendtOne, e tecnologia no domínio da conectividade.



Motor com novo conceito de boost 
O bloco Agco Power de 4 cilindros e 4,4 litros é exatamente o mesmo que propulsiona os restantes 300. Mas, exclusivamente neste 314, tem associado um novo conceito de extra-potência (boost), a que a Fendt atribui a designação Dynamic Performance (DP).

Não é um boost dependente da ativação da TDF ou do alcance de uma certa velocidade. Pelo contrário, está desenvolvido para extrair mais potência do motor independentemente da tarefa. 

Quando o sistema reconhece que é necessária maior disponibilidade de potência - essa necessidade pode vir de algum componente, como o hidráulico, a TDF, o ar condicionado, ou de vários em conjunto – aos 142 cv de potência máxima são adicionados 10 cv.

Em transporte, ao enfrentar uma subida, se a velocidade descer abaixo de 15 km/h é disponibilizada potência extra.
A DP também ativa um boost nos trabalhos estacionários com TDF, como acontece ao utilizar-se um reboque misturador para alimentação animal. Estes dois exemplos mostram a diferença face ao conceito tradicional de boost.



Transmissão
A conhecida transmissão Vario passa a ser controlada através de um novo joystick multifuncional, bastante diferente do usado até agora. Mas os operadores Fendt que fiquem tranquilos. Vão encontrar nos 4 movimentos as habituais funções (acelerar/desacelerar/inverter/cruise) que estão associadas ao ADN da marca.

As diferenças estão em tudo o resto. Na lateral existe um grupo de teclas com funções fixas e no topo do joystick existe outro grupo de teclas em que praticamente tudo é personalizável, podendo o operador atribuir-lhes as funções que pretenda. Para facilitar a interpretação, as teclas assumem a cor que identifica a função que lhes é atribuída.


Hidráulico
É estreado um joystick hidráulico que concentra três patamares de operação, até um total de 24 funções. Pode ser usado para controlar um carregador frontal com movimentos combinados ou alfaias complexas com compatibilidade ISOBUS. Inclui um botão de inversor.
 

Ambiente de trabalho FendtOne
A renovação do ambiente de trabalho é um grande passo dado pela marca. FendtOne é a designação da nova filosofia de comandos que expande a área de visualização de dados através de novos monitores.

  • 2 monitores + 1 opcional
    A bordo encontramos o monitor principal de 12”, posicionado no apoio de braço, no lugar do painel de instrumentos encontramos um monitor de 9” e é ainda possível configurar o 314 com mais um monitor de 12” (opcional) no teto. Este último pode ser puxado para baixo quando necessário. Pode ainda ser recolhido apenas a 50% e continuar a exibir informação nessa área de visualização.

    O trator está dotado de uma unidade de processamento central de maior performance que gere o conjunto dos três monitores.
    Uma particularidade do sistema é permitir deslocar informação de uns monitores para os outros. Se o operador está a ver a aplicação de guidance (condução automática) no monitor principal, mas necessitar de o usar para outra tarefa, pode escolher ver o guidance no monitor de 9” que está à frente do volante.

    O operador interage com os monitores por via tátil ou através de um botão de roda e cada monitor pode ser repartido em 6 zonas de visualização.
  • Sincronização onboard/offboard 
    O conceito FendtOne tem por base uma filosofia de sincronização entre o trator, o escritório e a frota a nível de troca de dados e planeamento de tarefas.
    Há tarefas que podem ser feitas inboard (na cabine), ou offboard (num tablet, em casa, ou no pc do escritório). Inicialmente são estas as duas apps disponíveis para uso offboard:
  1. TaskManager
    Disponível a partir de junho de 2020, permite criar tarefas offboard – indicando qual é o trator, qual é a alfaia, qual é o operador, qual é a parcela, qual é a dose de aplicação – e enviá-las para o ambiente inboard. Quando a tarefa tiver sido executada, o operador grava e envia o relatório da tarefa para o escritório (offboard).
     
  2. Guide Sync 
    Disponível a partir de novembro de 2020, permite gerir parcelas offboard, sinalizando os limites, as vias de passagem e os obstáculos. Depois, essa informação é transferida para o trator ou sincronizada com toda a frota.
     

Infoentretenimento
No teto da cabine estão embutidos 8 microfones para telefonar em modo mãos livres. Um sistema de som com subwoofer e ligação ao telefone por Bluetooth faz também parte do catálogo. 



Estética e versões
O 314 vai ostentar um contorno cromado em redor dos faróis dianteiros, que o distingue dos restantes 300, e estará disponível apenas com os níveis de equipamento mais completos, Profi e Profi+.

 

Preço
No mercado nacional, o 314 Vario Profi+ será comercializado por um PVP de 135.880 Eur + IVA.

 

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