Notícias

Tractor of the Year®

Fendt e107 V Vario, um vinhateiro de propulsão elétrica

22/05/2024

Partilhe:

Com bitola estreita, este especializado adequa-se ao uso em vinhas, em pomares, no interior de estufas ou ainda na manutenção de ciclovias e outros espaços verdes situados em zonas residenciais.
Apesar da propulsão elétrica, é totalmente compatível com as alfaias que os agricultores já possuem atualmente.

Toty Mais Sustentável 2024
O Fendt e107 V Vario integrou a lista de candidatos finalistas do prémio internacional Trator do Ano para a edição TotY 2024, tendo sido distinguido na categoria Mais Sustentável. O recurso a uma fonte de energia que teoricamente pode ser neutra em carbono desde a produção da eletricidade na exploração agrícola foi um aspeto tido em consideração pelo júri.

Motor e transmissão
Trabalhar com menor ruído e sem emissões poluentes diretas são factores que estão entre os primeiros benefícios de um motor elétrico aplicado à agricultura. Estas características favorecem a utilização na proximidade de zonas residenciais, no interior de estufas, ou ainda em pomares e vinhas onde se pretenda trabalhar sem emissões poluentes.  
Este conceito faz ainda mais sentido se na exploração existir uma central de biogás ou sistemas eólicos ou fotovoltaicos para produção própria de energia elétrica.
Consoante o tipo de utilização, o operador pode optar por três modos de potência do motor: Eco, Dynamic e Dynamic+. A potência disponível em cada um dos modos é de, respetivamente, 68, 75 e 90 cv. O pico de potência de 90 cv é disponibilizado apenas por um curto período de tempo, para dar resposta a uma solicitação momentânea, como por exemplo enfrentar uma subida íngreme.
O motor está associado ao bem conhecido conceito de transmissão de variação contínua da Fendt, que permite a este trator atingir uma velocidade máxima de 40 km/h.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos