Notícias

Tech

John Deere e DeLaval desenvolvem ecossistema digital para o setor do leite

18/10/2023

Partilhe:

A John Deere, especialista em maquinaria, soluções e tecnologia para profissionais da área agrícola, e a DeLaval, empresa de soluções para melhorar o desempenho dos Centros de Produção de leite, lançaram o 'Milk Sustainability Center' (MSC), um ecossistema digital pensado para ajudar os profissionais do setor lácteo a melhorar a eficiência das suas operações. Com esta plataforma, os agricultores passam a dispor de dados para que tenham uma visão mais holística das suas operações leiteiras.

Nesse sentido, o MSC fornece informações com as quais o desempenho pessoal pode ser comparado com outras operações e identificados pontos-chave de melhoria.

Entre outras ações, o MSC permite monitorizar parâmetros lácteos como a eficiência do uso de nutrientes (NUE) para nitrogénio, fósforo e potássio, além do equivalente de dióxido de carbono (CO2e), aumentando a eficiência do trabalho dos agricultores. Tudo isto, independentemente de o agricultor querer analisar um rebanho, uma simples parcela de campo ou toda a quinta. O ‘Milk Sustainability Center’ integra automaticamente os dados que o agricultor possui no DeLaval Plus e no Centro de Operações John Deere, dispensando a gestão manual de dados.

A plataforma MSC é acessível tanto em desktop como na versão mobile, tendo a Dairy Data Warehouse BV (DDW), uma multinacional holandesa com mais de 10 anos de experiência em soluções sustentáveis de dados pecuários, como gestora do projeto e respetiva manutenção. Este ecossistema digital estará disponível para qualquer produtor de leite, independentemente de ser fornecedor de máquinas agrícolas e do software de gestão de rebanho com o qual trabalha.

"A produção leiteira é o negócio agrícola mais complexo e carece de um sistema que conecte o rendimento das colheitas ao desempenho animal. O MSC resolve este desafio, permitindo aos agricultores calcular, comparar, simular e otimizar os indicadores equivalentes aos NUE e CO2 para uma tomada de decisão mais sustentável e lucrativa”, explicou Dave Chipak, diretor de Sistemas de Laticínios e Pecuária da John Deere.

“Os produtores de leite têm procurado formas de reduzir a sua pegada de carbono para poderem avançar com planos de sustentabilidade. O MSC reforça essas estratégias que os ajudam a alcançar os  seus objetivos e a estar alinhados com as necessidades das empresas de produtos lácteos, comerciantes, reguladores e consumidores”, conclui Lars Bergmann, vice-presidente executivo de serviços digitais da DeLaval.

Chegada prevista ao campo no verão de 2024

Esta tecnologia conjunta da John Deere e da DeLaval será uma das novidades do ‘stand’ do especialista em máquinas, soluções e tecnologia agrícolas na ‘Agritechnica 2023’, o evento global do setor agrícola que se realizará entre 12 e 18 de Novembro em Hannover (Alemanha).

Refira-se, por fim, que a versão inicial do ‘Milk Sustainability Center’ será lançada no verão de 2024 nos EUA, além de alguns países da União Europeia, com cariz totalmente gratuito. Além disso, está em desenvolvimento uma versão premium com capacidades ampliadas que deverá ser disponibilizada no mercado nos próximos meses.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos