Notícias

Feiras e Eventos

Jopauto comemora 40 anos com dia de portas abertas

20/12/2023

Partilhe:

40 anos a descobrir soluções para o agricultor
“São 40 anos a trabalhar para encontrar soluções para o agricultor. É este o nosso foco”. Foi assim que Daniel Lopes, responsável comercial da Jopauto, iniciou uma análise das últimas quatro décadas e do papel significativo da empresa na evolução da mecanização na região do Douro.

De “imecanizável” aos patamares de duas linhas
O Douro foi durante muito tempo, até 1983, praticamente impossível de mecanizar. Com o surgimento do PEDRITM, um programa de reconversão de vinhas velhas nos anos 80 que permitiu a construção dos patamares de duas linhas, foi possível começar a utilizar tratores de lagartas, e é nesta altura que a Jopauto inicia a sua comercialização. Inicialmente com a Fiat, depois com a New Holland. Em 1989, a Jopauto testa a primeira prépodadora no Douro, no Grupo Taylors, numa parceria com a atual Provitis, marca francesa que a Jopauto passou a representar em Portugal até aos dias de hoje. Às pré-podadoras rapidamente se juntaram despontadoras. Outra das inovações introduzidas no Douro em que a empresa teve um papel de destaque foram os pulverizadores com turbinas redondas e, mais tarde, da turbina Cronos da Pulverizadores Rocha. Também nos tratores, a Jopauto foi acompanhando as inovações da New Holland, como a introdução do eixo Super Steer e dos tratores cabinados, e dos TCE. A empresa também foi pioneira na venda de tesouras elétricas no Douro, com a marca Infaco. Ainda na década de 90 a Jopauto inicia a comercialização de desladroadores e desfolhadoras. É também nessa altura que a empresa celebra duas parcerias muito importantes, com a Clemens e a Boisselet, empresas especialistas em mobilização de solo na linha e entrelinha. Finalmente, a Jopauto introduz em Portugal a máquina de tirar-vides da Provitis, na Mealhada. Entretanto, tinham sido lançados tratores como o New Holland T3F e o T4F, Stage IV.

Patamares de uma linha e “máquinas à medida”
No entretanto, os patamares de duas linhas passaram a patamares de uma linha e com esta alteração também a Jopauto foi obrigada a alterar o seu portfólio de produtos. É nessa altura que é estabelecida uma parceria com a Provitis para o desenvolvimento de uma alfaia rotativa multi-implemento. O objetivo era conseguir trabalhar do lado contrário após a viragem na cabeceira, aumentando a eficiência a todos os níveis. “Podemos conectar despontadoras, pré-podadoras, entrecepas, painéis de recuperação de calda descentrados, máquina de ampara, entre outras”, explicou Daniel Lopes. Com a passagem para patamares de uma linha a Jopauto foi também à procura de uma máquina que pudesse trabalhar o talude do lado direito e do lado esquerdo. É nessa altura que surge a parceria com a Campadelli,
“uma máquina feita à nossa medida”, congratulou-se o responsável comercial.

Patamares superestreitos de uma linha
Uma tendência recente e em crescendo no Douro são os patamares de uma linha super-estreitos, que permitem aplicar cerca de 33% mais de videiras por hectare. “Visto que não tínhamos nenhum veículo no portfólio da New Holland que conseguisse trabalhar em larguras de cerca de 1,5m entre linhas, recorremos a um construtor italiano de um porta-alfaias de rastos, a Geier. Pode trabalhar com diversos tipos de implementos, como pulverizadores, entrecepas, ou máquinas de taludes, e pode também comportar uma cabeça de vindima, que deverá ser testada no Douro em 2024”, explicou Daniel Lopes.

Viticultura sustentável e Agricultura 4.0
Atualmente, a Jopauto tem centrado atenções na viticultura sustentável, investindo em máquinas inovadoras como os rolos da Clemens, que possibilitam o término das culturas de cobertura, mantendo o solo coberto ao longo do ano. As grades de disco para mobilização superficial da Joper para vinha têm sido também um produto em crescimento na região. No que diz respeito à Agricultura 4.0, a empresa destaca-se como a primeira do setor privado a realizar testes de pulverização em vinhas velhas em encosta através de drones. Além disso, a Jopauto foi pioneira em Portugal ao apresentar o Vitibot Bakus, um robot totalmente autónomo e elétrico, que já esteve em operação na Real Companhia Velha. Por fim, a Jopauto está prestes a iniciar testes com a tecnologia UVBoosting ainda neste mês de novembro, visando reduzir em 30% o uso de fitofármacos na vinha através da aplicação de radiação UVC.

Parcerias com escolas e universidades
A Jopauto estabeleceu parcerias com diversas instituições, como a Food4Sustainability, a ADVID, o CoLAB, a Associação de Estudantes de Enologia, a AVIP e a ATEVA. Em termos de instituições académicas, o foco nos últimos dois anos e para o futuro é o desenvolvimento de projetos em colaboração com instituições de ensino, incluindo a UTAD, o INESCTEC, a ESPRODOURO, a Escola do Rodo, a EPA – Carvalhais/Mirandela e a Universidade de Évora. O objetivo é chegar a todo o país, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar máquinas tecnologicamente avançadas. Em colaboração com a UTAD, a Jopauto desenvolveu um dispositivo anti-capotamento para tratores como parte de um programa europeu. Este dispositivo consiste num estabilizador acionado por um sensor de inclinação, que dispara uma roda estabilizadora quando a inclinação do trator ultrapassa os 20% (em detalhe na nossa edição 137, página 52).

Crescer ao sabor do Douro
Este encontro inovador assinalou o regresso das portas abertas da Jopauto, tendo o último evento do género sido realizado há quatro anos, em Vila Real, em 2019. Virgílio Lopes, gerente da Jopauto, “abriu” o evento com um breve discurso onde expressou a gratidão da Jopauto para com os responsáveis da Cooperativa Agrícola de São João da Pesqueira, que acolheu o evento, e o Presidente da Câmara Municipal do mesmo Concelho, e o local de origem da empresa. No dia de comemoração dos 40 anos da Jopauto, o gerente relembrou a fundação em 1983, que coincidiu com o início da mecanização do Douro. Virgílio Lopes prosseguiu, agradecendo aos parceiros, especialmente à New Holland, e enfatizou a importância dos clientes. “Acima de tudo, queremos agradecer aos nossos clientes, o verdadeiro motivo para a existência desta empresa”. Virgílio Lopes terminou, recordando a missão da Jopauto. “Esta empresa foi iniciada por mim e pela minha irmã Generosa há 40 anos mas a nossa missão mantém-se inalterada e é isso que passamos às próximas gerações: os melhores equipamentos para os melhores clientes.”

"É um orgulho ter uma empresa como esta com sede no nosso Concelho"
Manuel António Natário Cordeiro (Presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira)
“Em nome pessoal e enquanto Presidente do Município é uma honra poder partilhar convosco estes 40 anos da Jopauto. Esta é uma empresa que vai muito além de São João da Pesqueira, tendo uma dimensão nacional. É recorrentemente distinguida como PME Líder, o que atesta o seu desempenho superior. É a sétima maior empresa do Concelho, e está entre as 1000 maiores do distrito de Viseu. É um orgulho ter uma empresa como esta com sede no nosso Concelho.”

"Uma referência a nível nacional"
João Bizarro (Diretor Comercial de Tratores da New Holland Portugal)
“É para nós, New Holland, um orgulho trabalhar com empresas que nos garantem continuidade, sobretudo num negócio como o das máquinas agrícolas, que atravessa gerações. Jopauto significa inovação. Este reconhecimento é fruto do seu trabalho contínuo durante 40 anos. Muito obrigado a uma empresa que é uma referência a nível nacional.”

"Uma empresa tecnicamente muito avançada"
Bernhard Geier (CEO da Geier)
“Trabalhamos há um ano com a Jopauto e rapidamente constatámos que é uma empresa tecnicamente muito avançada, e bastante organizada, a quem desejamos as maiores felicidades.”

"No caminho certo para fazer a ligação entre a tecnologia e o agricultor"
Paolo Leonardi (Responsável Comercial da Clemens Technologies)
“Gostaria de dar os parabéns à Jopauto pelos 40 anos de existência. São excelentes profissionais, conhecem o mercado, e sentimos que estão no caminho certo para fazer a ligação entre a tecnologia e o agricultor. É bom ver o trabalho em equipa das várias gerações da empresa. A Jopauto está preparada para o presente e o futuro. Para nós, Clemens, é um prazer trabalhar com eles.”

Desafiar o clima e impressionar
Apesar das condições meteorológicas adversas, a Jopauto surpreendeu os presentes ao expor e até demonstrar em campo uma parte dos seus equipamentos durante o evento. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a demonstrações ao vivo de algumas máquinas, destacando-se a estreia em solo português do New Holland T4 N.

New Holland
A New Holland esteve representada com diversos modelos da sua gama na Cooperativa Agrícola de São João da Pesqueira. No entanto, o destaque foi o primeiro exemplar da versão N do T4 a chegar ao nosso país, um trator que estava equipado com quase todos os extras possíveis neste modelo. Esta série T4 está disponível em mais três versões além da N: a V, a F (o modelo 120 da versão F ganhou mesmo a distinção de Melhor Especializado no Trator do Ano 2023), e a LP. A principal novidade face ao anterior T4 é mesmo o motor, um FPT, Stage V, com 3600 cc (tirando o modelo de entrada, 80 cv, que se mantém com 3400 cc) que equipa os modelos de 90, 100, 110 e 120 cv. Em relação ao sistema hidráulico, os T4 N estão equipados com uma bomba de 80 litros/minuto (a anterior era de 64) independente, com funcionamento de centro fechado. A capacidade de elevação do elevador traseiro são 2.500kg e a tomada de força passa a ser elétrica. A transmissão pode ser 16x16 ou 32x16. Com um escalonamento de 4 relações, 4 gamas, e dois níveis de powershift, esta caixa 32/16 alcança os 40 km/h. A cabine VisionView é totalmente nova. Em termos de habitabilidade, está mais ampla, o que é uma boa notícia para os operadores de maior estatura.

Provitis
A representada em exclusivo mais antiga da Jopauto, desde 1989, esteve presente no evento com diversos equipamentos.

Clemens Technologies
A parceria entre a Clemens e a Jopauto começou em finais dos anos 90. Nos últimos dois anos a Jopauto tem levado a cabo diversas demonstrações por todo o país, do Alentejo ao Douro. Paolo Leonardi, responsável comercial da Clemens Technologies, destaca a importância destas iniciativas. “Foram eventos que nos permitiram adquirir um conhecimento profundo do mercado e das suas necessidades.”

Boisselet
A marca francesa de intercepas também teve equipamentos em exposição no evento.

Joper
As grades de disco da Joper para vinha têm sido também um produto em crescimento na região do Douro.

UV BOOSTING
A Jopauto está prestes a iniciar testes com a tecnologia UVBoosting ainda neste mês de novembro, visando reduzir em 30% o uso de fitofármacos na vinha através da aplicação de radiação UVC.

Pulverizadores Rocha
A ligação da Jopauto à Pulverizadores Rocha vem da década de 80, e resultou em várias inovações introduzidas no Douro, como os pulverizadores com turbinas redondas e, mais tarde, da turbina Cronos. Em exposição no evento este um Mittos Douro e também pulverizadores da Rocha equipados com o computador WAATIC.

Herkulis
A empresa portuguesa que representa a FAE teve diversos destroçadores em exposição, para diferentes trabalhos e tratores de diferentes especificações.

Campadelli
Com a passagem para patamares de uma linha a Jopauto procurou e encontrou na Campadelli uma máquina que pudesse trabalhar o talude do lado direito e do lado esquerdo.

Lipco
A utilização de painéis de recuperação de calda descentrados nas vinhas do Douro era tida como “impossível”. A Jopauto tem vindo a provar o contrário com os painéis da Lipco.

Geier
A introdução de patamares de uma linha superestreita nas vinhas do Douro levou a Jopauto a procurar uma máquina que pudesse trabalhar nestas condições. A resposta foi a Geier, um construtor italiano de um porta-alfaias de rastos. Bernhard Geier, CEO da empresa, explicou as mais-valias dos seus equipamentos. “Trouxemos para este evento duas máquinas, uma 60 TB e uma 64 TSE (cabinada). Estes equipamentos podem ser equipados com uma multitude de alfaias, como pulverizador ou destroçador, e até mesmo pré-podadoras, ou equipamentos de colheita, que poderá vir a trabalhar aqui também. Consideramos que o Douro, tendo em conta as características da vinha, muito similares ao que encontramos nas zonas onde nos iniciámos, norte de Itália e Alemanha, pode ser um bom mercado para as nossas máquinas.”

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos