Notícias

Dia de Folga

Mais sustentável para o ambiente e para a carteira

27/03/2025

Partilhe:

Fotografia - https://flic.kr/s/aHBqjC67XL

No meio agrícola, um veículo não pode ser apenas um meio de transporte. Tem de ser uma ferramenta de trabalho fiável, capaz de carregar cargas, enfrentar terrenos difíceis e funcionar sem grandes preocupações com a autonomia ou o tempo de carregamento. A Foton acredita que tem a resposta para esta exigência com a eTUNLAND, uma pick-up elétrica que promete desafiar as convenções e provar que a mobilidade elétrica pode ser, de facto, uma mais-valia também no setor primário.

A tração 4x2 e uma capacidade de carga útil de 525 kg podem levantar dúvidas entre os agricultores habituados a pick-ups a gasóleo mais robustas, mas a eTUNLAND compensa com uma autonomia sólida, custos operacionais reduzidos e um pacote tecnológico que a coloca na linha da frente da eletrificação no trabalho agrícola. A Foton, que chega agora a Portugal pelas mãos do Grupo JAP, traz consigo argumentos de peso: será a eletrificação capaz de convencer um setor que sempre se baseou na capacidade de trabalho e na fiabilidade mecânica?

A alternativa elétrica
A Foton eTUNLAND é movida por um motor elétrico FTTB065C colocado no eixo traseiro, que debita 130 kW (177 cv) e um binário de 330 Nm. A tração apenas às rodas traseiras pode levantar dúvidas para quem trabalha em terrenos mais complicados, mas o binário instantâneo do motor elétrico e sistemas como controlo de velocidade em descida ajudam a compensar a ausência de um sistema 4x4. Ainda assim, em terrenos realmente difíceis e enlameados, é preciso algum cuidado e destreza para não ficar atolado. Os pneus de origem chinesa e piso vincadamente estradista também não ajudam nestas condições, mas, felizmente, este último elemento é fácil de trocar por uma solução mais vocacionada para o todo-o-terreno.

Ainda assim, nos pisos duros e irregulares das explorações agrícolas, a resposta imediata do acelerador e a entrega de potência sem atrasos são vantagens que a diferenciam de muitas rivais a combustão. A grande disponibilidade de binário desde o momento do arranque também pode ser uma mais-valia num tipo de utilização que privilegia a força a baixa e média velocidade em detrimento da potência a alta velocidade.

A bateria de 88,6 kWh oferece uma autonomia de até 360 km no ciclo combinado WLTP, permitindo percorrer grandes distâncias sem necessidade de carregamentos constantes. Para quem passa os dias entre diferentes parcelas de terreno ou deslocações até pontos de venda e fornecedores, esta autonomia será suficiente para um dia ou até dois sem necessidade de carregamento. Quando for necessário repor a energia, o carregamento rápido permite ir dos 20% aos 80% em 90 minutos num posto DC de 70 kW, enquanto num carregador AC normal precisará de 10 horas para passar dos 20% aos 80% de carga.

Os consumos médios verificados ao longo do ensaio variaram entre os 18,6 kWh/100 km e 23 kWh/100 km, dependendo do pé direito do utilizador ou do percurso enfrentado (se andar muito em autoestrada os consumos disparam), valores muito competitivos para um veículo com este porte e (in)eficácia aerodinâmica. Mas para o agricultor ou empresário que olha para os números, a poupança real está na eliminação do gasóleo da equação e na redução da manutenção – nada de mudanças de óleo, filtros ou embraiagens para substituir. A longo prazo, os custos operacionais e o TCO da eTUNLAND podem fazer a diferença na balança financeira da sua tesouraria.

Capacidade de carga: a eTUNLAND dá conta do recado?
Se há questão essencial numa pick-up destinada ao trabalho agrícola, é a capacidade de carga. A eTUNLAND transporta até 525 kg, um valor razoável, mas inferior ao de algumas pick-ups tradicionais. A “culpa” é da enorme bateria que alimenta o motor elétrico e fazem a tara disparar para as mais de 2 toneladas. No entanto, verdade seja dita, para muitos agricultores este valor é suficiente para o tipo de utilização que pretende: transportar ferramentas, sacos de ração, caixas de frutas ou vegetais, peças de maquinaria ou outros materiais essenciais no dia a dia de trabalho. Quando muito, pode servir para rebocar uma ou outra alfaia mais compacta de um local para o outro ou visitar os pivots para ver se está tudo bem com a rega.

A zona de carga tem 1520 mm de comprimento, 1580 mm de largura e 440 mm de altura, garantindo um espaço adequado para a maior parte das necessidades. Além disso, conta com olhais de fixação embutidos e um revestimento protetor da superfície da caixa de carga, pormenores essenciais para evitar danos no transporte de materiais pesados.
Outro fator importante para quem trabalha em terrenos irregulares é a altura ao solo, que na eTUNLAND é de 195 mm, permitindo uma razoável capacidade de progressão fora de estrada sem risco de embates constantes. Os ângulos de ataque e de saída, de 27,5° e 19°, respetivamente, garantem que esta pick-up chinesa consegue enfrentar pequenos declives e obstáculos sem dificuldades de maior. Assim tenha tração.



-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos