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Tractor of the Year®

McCORMICK X7.624 VT-DRIVE

20/06/2020

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Em outubro de 2019, o Grupo Argo inaugurou uma nova filial francesa, localizada em Vaulx-Milieu, nos arredores de Lyon.

Visitámos este espaço a convite da McCormick e, numa parcela a pouca distância, tivemos um primeiro contacto com o X7.624 VT- Drive, que foi nomeado para o prémio Tractor of the Year 2020 na categoria para Campo Aberto. Esta foi a primeira aparição pública da nova série X7.6, que representa um importante passo para a McCormick se afirmar no segmento imediatamente acima dos 200 cv.

SÉRIE X7.6 VT-DRIVE

Na passagem à Fase V, a série X7.6 VT-Drive é atualizada e sobe na escala de potência, encurtando a distância face aos X8, cujo modelo de entrada fornece 264 cv de potência máxima.

Esta série passa a ser composta por quatro modelos (em vez de apenas dois) a preencherem um segmento que vai dos 190 aos 240 cv de potência máxima com boost.

MOTOR FPT FASE V

Como é habitual nos McCormick de segmento alto, o motor está instalado no interior de um chassis de ferro fundido. Esta solução minimiza o stress mecânico a que este elemento está exposto, reduz o nível de vibração e garante a todo o conjunto uma maior resistência à torção.

Concretamente neste modelo, o bloco FPT de 6 cilindros fornece 230 cv de potência máxima para trabalhos de tração e, com um boost de +10 cv, alcança os 240 cv em transporte ou com alfaias ligadas à TDF.

O intervalo de manutenção do motor passa das 600 para as 1200 h, o que é de evidenciar, e foram feitos melhoramentos no sistema de refrigeração. Este apresenta-se agora mais volumoso e com maior ângulo de abertura para facilitar a limpeza.

TRANSMISSÃO VT-DRIVE

A transmissÃo de variaÇÃo contÍnua de origem ZF apresenta uma configuração de 4 gamas e permite alcançar os 50 km/h a um regime de 1680 rpm.

O controlo é feito através do joystick multifunções Easy Pilot, que está bem conseguido do ponto de vista da ergonomia, e as personalizações disponíveis no monitor DSM de 12” são fáceis de ajustar.

Nesta transmissão, o operador tem à sua disposição quatro diferentes intervalos ajustáveis de velocidade de trabalho.

FLUXO HIDRÁULICO DEDICADO ATÉ 160 L/MIN

Numa série que conta com certificação ISOBUS, o sistema hidráulico é de centro fechado com sensor de carga.

A bomba standard fornece 123 L/min, podendo o cliente optar por uma bomba de 160 L/min. Em ambos os casos, a direção é servida por uma bomba dedicada de 44 L/ min. A nível de distribuidores hidráulicos, a marca permite até um máximo de sete.

No que diz respeito aos comandos, o joystick multifunções Easy Pilot agrupa cinco botões configuráveis ‘MY’, aos quais o operador pode atribuir diferentes funções do hidráulico ou também do motor e transmissão.

Um extra que merece destaque é o pendural direito de ajuste hidráulico, bastante prático para nivelar ou desnivelar uma alfaia a partir da cabine.

CABINE E TECNOLOGIA A BORDO

Embora o ambiente de trabalho pareça inalterado, a marca aplicou alguns aperfeiçoamentos. O ajuste em profundidade da coluna de direção passa a ser feito através de um comando elétrico, a instalação do monitor foi melhorada e a posição do pedal de condução também foi revista.

Quanto à iluminação exterior, na anterior geração os faróis da cabine estavam orientados sobretudo para a frente e para trás e agora abrangem também as laterais, sendo as luzes de canto da cabine ajustáveis. Existe uma função ‘go home’, podendo programar-se quanto tempo permanece ligada.

CONFORTO E AUTOMATISMOS

Para lá do eixo rígido fabricado pela Argo Tractors, a McCormick disponibiliza um eixo com suspensão de braços independentes fornecido pela Carraro.

No que respeita à suspensão da cabine, a versão standard é mecânica. A variante de suspensão semi-ativa (opcional) possui três níveis de dureza ajustáveis através do monitor.

No mesmo menu, encontramos ainda os quatro níveis de ajuste da funcionalidade Easy Steer, que altera o rácio da direção.

No capítulo dos automatismos, a marca desenvolveu a gestão de sequências nas cabeceiras e passou a incluir teclas de comando no apoio de braço, o que possibilita um acesso mais rápido para gravar, editar ou ativar as funções.

Quanto à condução automática, esta funcionalidade é gerida num monitor dedicado fornecido pela TopCon.

O sistema de telemetria Fleet Management é disponibilizado como um extra. Uma tecnologia ainda em fase de desenvolvimento, mas que ficará disponível nesta série, é o ajuste automático da pressão dos pneus a partir da cabine. Assumirá a designação comercial EazyGrip.

DISPONIBILIDADE

Antes da pandemia, a chegada da nova geração X7.6 ao mercado português estava prevista para setembro de 2020, adiantou à revista abolsamia Miguel Vieira, gerente da TractorLuso.

Mas, na fase conturbada que atravessamos, é de antever a dilatação deste prazo. Não está ainda definido um PVP para os novos X7.6 mas há um detalhe que podemos adiantar. No nosso mercado, a escolha de cor não alterará o preço final, podendo os clientes optar pelo vermelho tradicional, mais vivo, ou pelo vermelho metalizado, mais escuro.

APRECIAÇÃO

Esta geração ostenta um ar mais contemporâneo e elegante, o que muito se deve a um capot semelhante ao dos X8 e à substituição do painel superior da cabine e respetiva iluminação, elementos que estavam já muito datados.

Concretamente no que respeita ao X7.624 VT-Drive, estamos perante um modelo que se aproxima da performance oferecida pela série X8 mas mantendo dimensões que lhe conferem versatilidade num mais vasto leque de tarefas.

Experimentámo-lo em trabalho de solo com um cultivador Maschio Veloce e com uma grade rotativa Maschio Aquila Rapido.

Fizemos também deslocação em asfalto e em caminhos acidentados com a grade rotativa engatada no hidráulico. No decorrer deste contacto, apreciámos o desempenho geral e o conforto a bordo, que condizem com o que é de esperar de um trator deste segmento.

 

 

 

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