Notícias

Notícia

Monitorizar o desgaste das chumaceiras através do smartphone

21/06/2024

Partilhe:

Estas chumaceiras, feitas de plástico de elevado desempenho e isentas de lubrificação, evitam avarias que se podem revelar muito dispendiosas em máquinas e veículos devido a falhas não detetadas durante aplicações mais exigentes.

Para o conseguir, a Igus integrou um sensor de desgaste na calota esférica em polímero: numa fina placa de circuito impresso junto à superfície deslizante. Há também uma bateria para alimentação sem cabos. Os técnicos podem agora monitorizar o desgaste remotamente através de um PC, tablet ou smartphone, substituindo as peças durante pausas na produção. Estas chumaceiras transmitem dados via rede LoRa, e um módulo i.Cee analisa as informações, permitindo verificar a vida útil restante e programar as necessárias manutenções preventivas.

A companhia nacional de caminhos-de-ferro do Luxemburgo (CFL) é o primeiro cliente-piloto a usar estas chumaceiras num sistema de lavagem de comboios, onde substituíram rolamentos tradicionais, resultando em menos manutenção e maior eficiência. Segundo Thomas Preißner, da Igus, “esta inovação faz parte da gama "smart plastics", que equipa casquilhos e chumaceiras com sensores ligados em rede, marcando um avanço significativo na manutenção industrial”.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos