Notícias

Gestão de parque de máquinas

Nova Era da silagem na Casa do Gomes

22/05/2024

Partilhe:

Casa do Gomes, uma empresa agrícola com raízes profundas em Vilar de Pinheiro, no concelho de Vila do Conde, tem uma longa tradição no setor agrícola. Fundada por uma família apaixonada pela agricultura, foi o avô de Carlos que tornou a produção de leite a principal atividade da empresa. “Começou com um sistema de aidos, passou, na década de 70, para um sistema de linha de prumo, com capacidade para duas dezenas de animais e, em 80, construiu o primeiro pavilhão para a vacaria que permitiu expandir a produção até aos 70 animais. Já com o meu pai e a minha mãe na empresa contruiu-se mais um pavilhão, em 2005”, explica Carlos.

Ao longo do tempo, a empresa cresceu e adaptou-se às mudanças na agricultura. Hoje, a Casa do Gomes conta com 90 vacas em produção, com duas ordenhas por dia, feitas manualmente. A maior parte do alimento para os animais é produzido nos 22 hectares da exploração, sendo complementado por ração e palha obtidas externamente. Um dos maiores desafios para a Casa do Gomes é o espaço para expansão, tanto para a vacaria como para o cultivo de alimentos para os animais, já que o objetivo passa por produzir quase todo o alimento necessário para os animais.

Parque de máquinas cresceu com o tempo
Foi o avô de Carlos, seu homónimo, que adquiriu o primeiro trator da Casa, um David Brown, em 1983. No mesmo ano adquire também um dos primeiros reboques de espalhar estrume fabricado pela Galucho. Segundo Carlos, “era um equipamento polivalente, já que também podia ser usado como reboque convencional”. A escolha pela Galucho foi influenciada pelo testemunho positivo de outras pessoas, que elogiavam a durabilidade dos equipamentos. “Ainda hoje a Galucho é conhecida pela sua resistência e pelo acompanhamento que dá aos seus clientes”, diz Carlos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos