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Ouro no SIMA 2019 para a ensiladora automotriz Claas Jaguar 960 Terra Trac com rastos de borracha suspendidos

16/12/2018

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Através de um sistema automático, o rolo motor da frente é levantado, reduzindo substancialmente o efeito de cisalhamento ao trabalhar em cobertura vegetal (erva ou luzerna). Este sistema é acionado de forma inteligente acima de um certo ângulo de viragem sem danificar a estrutura do solo. Com efeito, a pressão média da superfície residual (cerca de 60%) é inferior à dum conjunto standard de pneus.

Combinado com o enchimento remoto dos pneus de trás, esta inovação representa uma real vantagem para a proteção dos solos.

Este avanço tecnológico em matéria de veículos de rastos foi conseguida simplesmente através da adaptação dos sistemas hidráulicos existentes aos rastos suspendidos. Em função do ângulo de viragem, a pressão hidráulica nos rolos de suporte do rasto aumenta automaticamente. Apenas os rolos de suporte e o rolo de acionamento traseiro permanecem em contacto com o solo, reduzindo a superfície de contacto em cerca de um terço. Os rastos aumentam o comprimento da Jaguar 960 TT em mais de um metro, e esta distância entre eixos incrementada representa uma vantagem em termos de manutenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso ao esmagador de grão e ao acelerador. Uma vez que esta solução remove o obstáculo de equipar ensiladoras automotrizes com rastos, constitui uma resposta satisfatória ao problema regulamentar das cargas máximas por eixo. O limite de 13 toneladas em estrada, recentemente aumentado para 14 toneladas pela pressão dos fabricantes, é facilmente ultrapassado pelo equipamento de colheita quando trazem equipamentos frontais dobráveis. Em estrada, o veículo pode viajar a 40 km/h (consoante a lei vigente) com uma largura externa de 3 metros.

Os restantes Prémios Inovação já são conhecidos: 2 medalhas de Ouro, 5 Prata e 20 Bronze.
Siga-nos para conhecê-los.

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