Notícias

Dia de Folga

Percorrer a N2 de trator, o relato de uma aventura na 1ª pessoa

29/05/2024

Partilhe:

Pode parecer estranho, peculiar ou até extravagante, mas para este habitante do Couço, que há mais de 33 anos trabalha na Casa Barreira, o trator é, mais do que uma ferramenta de trabalho, quase uma extensão do seu próprio corpo. “Há 33 anos que trabalho nesta casa agrícola e este Fendt 275S já por aqui anda há tanto tempo. Tem mais de 25 000 horas de trabalho e nunca deu uma chatice. Sempre tive este sonho de fazer uma viagem de trator e poder percorrer a totalidade da N2 é uma oportunidade que não podia deixar passar”.

 

Sem esconder um misto de emoção e entusiasmo, o Custódio Cunha “andava a contar os dias para a partida”. Finalmente, ontem, dia 28 de maio, às 6h da manhã em ponto, o Custódio deu o “tiro” (na realidade foram uns enfeites de aniversário) de partida para esta aventura que levará a dupla (“piloto” e máquina) a percorrer 1500 km (a N2 terá de ser cumprida duas vezes para regressar ao ponto de partida no Couço) ao longo dos próximos 10 dias.

 

Esta primeira etapa ligou o Couço a Almodôvar, numa extensão de 211 km. “Isto é uma experiência única. Toda a gente a buzinar e a acenar. É uma emoção, uma alegria imensa. Até um grupo de amigos se reuniu para me levar um almoço de luxo com direito a gambas, presunto, queijo e... sumo. Sim que isto de conduzir, tratores ou outras máquinas, não é compatível com bebidas alcoólicas e eu levo esta regra muito a sério. A minha ideia original era ir até Aljustrel, mas como cheguei muito cedo, eram umas 17h, resolvi meter rodas a caminho e continuar mais uns quilómetros. Só parei em Almodôvar. Amanhã quero sair às 6:00 e ir direto a Faro, depois subir e tentar chegar a Ferreira. Mas não quero voltar a andar na altura do calor. É que hoje cheguei a apanhar 40º...”.

Esta aventura é mesmo como a agricultura: “é só para duros”.

 

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos