Notícias

Mercados

Relatório da McKinsey aponta ausência de escala na Europa para aplicação eficaz de tecnologia

05/11/2024

Partilhe:

Segundo a pesquisa, que envolveu 4.400 agricultores em várias regiões do mundo, cerca de metade dos inquiridos pretende testar novos produtos que aumentem o rendimento agrícola nos próximos dois anos, sendo que este número sobe para 57% na América do Norte. Além disso, 35% dos participantes mostraram interesse em ensaiar produtos de proteção de culturas. Contudo, apenas 27% manifestaram interesse em adquirir equipamentos ou tecnologias inovadoras, o que reflete alguma indecisão perante o investimento em novas soluções.

Principais Desafios para a Adoção de Tecnologia

A questão do retorno sobre o investimento (ROI) é uma preocupação central para muitos agricultores, especialmente na América do Norte, onde quase metade dos inquiridos afirmou precisar de uma prova clara de rentabilidade antes de optar por novas tecnologias.

O relatório também identifica uma dificuldade particular na Europa, onde cerca de um terço dos agricultores indicou que as suas operações, com em média 180 hectares, não possuem escala suficiente para uma aplicação eficaz de tecnologia, ao contrário das explorações americanas que tendem a ser bem maiores, com uma média de 1500 hectares.

Adaptação às Necessidades Locais

A McKinsey aconselha as empresas de tecnologia agrícola a adaptarem as suas soluções às especificidades de cada mercado, de forma a aumentar a relevância e a adesão dos produtores. 

O relatório aponta que o aumento de rendimento é o principal incentivo para a adoção de práticas sustentáveis na América do Norte, Índia e América Latina. Desta forma, as empresas agtech têm uma oportunidade de promover a sustentabilidade associada à rentabilidade, incentivando os agricultores a adotarem práticas mais sustentáveis e economicamente vantajosas.

A McKinsey recomenda também que as empresas intensifiquem os esforços de comunicação, explicando claramente os benefícios financeiros das tecnologias e produtos sustentáveis. Além disso, sugere a criação de parcerias estratégicas com distribuidores e organizações ligadas ao setor.

No meio de uma conjuntura macroeconómica desafiante, a prioridade dos agricultores permanece na melhoria da produtividade e eficiência. Através de soluções tecnológicas e biológicas adaptadas, o setor agtech tem uma oportunidade de fortalecer a sua presença e apoiar os produtores na gestão de riscos e na busca de maior rentabilidade.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos