Notícias

Teste em campo

Série T5 com transmissão mais sofisticada - New Holland T5.140 Dynamic Command

08/04/2020

Partilhe:

Foi no outono de 2017 que tivemos o primeiro contacto com a caixa Dynamic (DC) Command, de dupla embraiagem, quando a New Holland a lançou na série T6.
Agora, a marca passa a disponibilizá-la também nos T5, alargando o leque de configurações possíveis nesta série.
Operámos o T5.140 na qualidade de finalista do TOTY 2020 na categoria Melhor Utilitário, numa pista de testes da New Holland situada nos arredores de Turim.  


Série T5
Com transmissão Auto Command (variação contínua) ou Dynamic Command (powershift robotizada), esta série abrange uma faixa de potência que vai dos 110 aos 140 cv de potência máxima, sendo composta por quatro modelos: T5.110, T5.120, T5.130 e T5.140. A New Holland disponibiliza ainda duas transmissões mais básicas, a Dual Command e a Electro Command, para modelos T5 posicionados num intervalo de potência imediatamente abaixo.
O pack Blue Power (azul mais escuro, grelhas cinza, e acabamentos no interior) pode ser solicitado como um extra. No decorrer de 2020, será lançada uma versão estreita na qual mudam os guarda-lamas e a medida dos pneus. 


Motor FPT de 4,5 L
Comparativamente com a geração da Fase IV, este FPT NEF, agora adaptado à Fase V de emissões, apresenta um acréscimo de binário a baixo regime na ordem dos 26%. O binário máximo, de 630 Nm, é alcançado às 1300 rpm.
O sistema de tratamento de gases baseia-se na tecnologia Hi-eSCR2, que dispensa paragens para manutenção.

 

Transmissão Dynamic Command
Com um total de 24 velocidades (oito relações e três gamas), esta caixa possui um escalonamento totalmente repensado, quando a comparamos com a Electro Command, de 16 velocidades. Adicionalmente, dispõe de novas funcionalidades para funcionamento automatizado.

  • Menor alternância entre gamas
    Comparativamente com a caixa Electro Command, tem menos uma gama e o dobro das relações dentro de cada gama (oito em vez de quatro), o que na prática significa que o operador irá alternar menos vezes entre gamas. Favorável a que assim aconteça é também o escalonamento, porque as gamas estão sobrepostas. 
     
  • Modo manual ou automático
    O operador pode selecionar manualmente a relação de caixa que pretende ou então optar pelo modo automático. Neste caso, as relações irão alternando em função das variações de carga a que o trator é sujeito, fazendo-se a passagem entre gamas também de forma automática.
     
  • Dynamic StartStop
    Útil essencialmente para fazer aproximações durante o trabalho com carregador, através desta funcionalidade o operador pode imobilizar o trator apenas pisando os pedais de travão. Assim que aliviar o pé, o trator retoma o mesmo sentido de marcha. 
     
  • SmartRange Shift
    Visto que a gama B se sobrepõe às gamas A (lentas) e C (transporte), para que os rácios de velocidade sejam progressivos, não faz a passagem direta de B8 para C1, por exemplo. Tal significaria uma redução, porque C1 tem um rácio mais curto do que B8. O SmartRange Shift procura sempre o próximo rácio de velocidade, que nem sempre corresponde à relação imediatamente a seguir.
     
  • Kick down
    Para uma resposta rápida, pode-se pisar o acelerador a fundo e o sistema ajusta automaticamente a relação de caixa em função das condições. 
     
  • Cruise e AutoShift
    Pode ser estabelecida uma velocidade alvo (Cruise), como na transmissão Auto Command. Dependendo da tarefa, o operador escolhe a que limite pode o regime do motor descer ou subir até que a troca de relação seja efetuada pelo sistema (autoshift).
     
  • 40 Km/h Eco
    A última relação desta caixa (C8) é específica para regime económico. Trata-se de uma funcionalidade mecânica que em transporte permite alcançar os 40 km/h às 1700 rpm.

 

Eixo TerraGlide e elevador frontal
O eixo dianteiro TerraGlide com suspensão (opcional) apresenta-se reforçado face à geração T5 da Fase IV, podendo agora suportar mais uma tonelada de carga. O bloco constituído pelo elevador frontal + TDF também foi aperfeiçoado.
 


Hidráulico e agricultura de precisão
Nesta variante dos T5, o cliente pode optar por equipamentos e tecnologia para agricultura profissional, como telemetria, condução automática, Isobus III, ou gestor de cabeceiras HTS II (até 12 ordens para cada sequência). 
A nível de distribuidores, o cliente pode escolher blocos só de atuação mecânica, só eletro-hidráulica, ou mista.  

 

Cabine Horizon
Vem das gamas maiores e diferencia-se da que é utilizada nos modelos T5 com especificações mais básicas.
Assente em 4 pilares, pode ser configurada com teto baixo que inclui abertura superior (Panorama Roof), para melhor visibilidade ao trabalhar com carregador, e com apoio de braço SideWinder II.
Associado a este apoio de braço está o joystick CommandGrip, com movimento sequencial para a frente e para trás, para operação semelhante à caixa AutoCommand. Um joystick mais simples, fixo, em que as relações são mudadas apenas nas teclas,
faz também parte do catálogo.
O banco de passageiro corresponde às expectativas para este segmento, mas a inexistência de uma pega interior para apoio é definitivamente um aspeto a rever.

Preço 
Na versão base, o PVP deste modelo no mercado português é de 114.752 Eur.

 

Apreciação
Num modelo que pode contar com especificações de base ou de topo, é a caixa DC que se destaca como a principal inovação.
Mais sofisticada do que uma powershift tradicional e com preço mais acessível do que uma caixa de variação contínua, pode constituir uma alternativa equilibrada para muitos agricultores.
No percurso com reboque da marca italiana Crosetto, enfrentámos uma subida íngreme em modo automático. Nesta experiência, comprovámos a correta resposta da transmissão e ficámos a conhecer a parametrização que é disponibilizada para o condutor adaptar o perfil de funcionamento às suas preferências. 
Adicionalmente, deslocámos fardos com um carregador New Holland 750TL, de origem Stoll. Nesta experiência, apreciámos
a nova função de inversor no joystick hidráulico, bem como a abertura superior (Panorama Roof) da cabine, que proporciona boa visibilidade
em altura.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos