Notícias

Feiras e Eventos

Uma estreia promissora nas feiras agrícolas

27/03/2025

Partilhe:

Veja a aqui fotoreportagem 


Com uma área de exposição de 4 hectares, a feira incluiu demonstrações ao vivo, mostra de gado, atividades equestres e gastronomia regional, destacando-se não só pela diversidade da oferta e pelas marcas que marcaram presença, mas também pela forte adesão do público. A organização, a cargo da Comissão de Festas de Marinhais 2025, apostou numa programação que combinou tradição e inovação, promovendo um espaço de negócios e partilha de conhecimento entre os vários intervenientes do setor.
Em entrevista à revista abolsamia, Orlando Patrício, da Comissão de Festas de Marinhais 2025, explica que este era um sonho que há muito acalentava. “Estou ligado ao mundo agrícola e sempre sonhei ter um evento deste tipo em Marinhais. Com o apoio do Juiz das Festas, Paulo André, e de toda a equipa da Comissão de Festas, conseguimos, em menos de 5 meses, tornar o sonho realidade. Esta é, e pretende continuar a ser, uma feira regional, mas fomos surpreendidos com a adesão das marcas. Além das presentes, ainda tivemos várias que decidiram participar à última hora, mas o espaço de exposição já foi curto”. Para Orlando Patrício, “ainda é cedo para falar do futuro da Feira de Agro Marinhais, mas a nossa ambição é que este evento se realize anualmente no mês de fevereiro” e confirma que, caso seja necessário, aumentar a área de exposição, “temos espaços com capacidade para fazer crescer a Feira”.

Um recinto de exposição muito preenchido
Foi a opinião unânime entre expositores, visitantes e organização que o espaço estava muito (e bem) preenchido, com a presença de algumas das principais marcas e representantes e máquinas de relevo, como alguns tratores de topo. É o caso da Valtra, importada pela Ascendum-Agro e representada no certame pela Agrogaspares, que tinha vários modelos em exposição e em demonstração no campo, com destaque para um Q305 e para o todo-poderoso “Boss” da Série S. No mesmo espaço podíamos encontrar ainda vários tratores da Kioti das Séries CK, RX e HX e várias máquinas industriais JCB.
Já no espaço reservado à Agrimagos tínhamos aquela que era, provavelmente, a máquina mais impressionante da feira, um majestoso Fendt 1050 em tons de negro do grande produtor de tomate do Ribatejo, António José Costa. Um trator que já passou pelas páginas da abolsamia e que surge equipado com um motor MAN de seis cilindros. Com uma cilindrada de 12,4 litros e um binário máximo de 2 400 Nm disponível às 1100 rpm.
Logo ao lado, no imenso espaço da Pelarigo, os visitantes podiam encontrar uma extensa exposição de modelos de tratores Kubota, importados em Portugal pelo Grupo Auto-Industrial, incluindo o bem-sucedido EK1-261e as Séries B2. Ainda na Pelarigo, estavam várias alfaias e máquinas Grimme.
Dois passos em frente e os visitantes estavam no muito preenchido espaço reservado à Apolinários Irmãos. Desde a gama de produtos Agrotecnica, como a grade de discos vinhateira com rolo GDX4C20, passando por inúmeras máquinas da Maschio Gaspardo, desde os subsoladores aos chíseis, passando pelos semeadores. Ainda em destaque na Apolinários Irmãos tínhamos uma cisterna e a um reboque monocoque, ambos da Herculano.
No stand da Agridirect estavam expostas várias alfaias da Lemkem e um semeador de precisão (Azurit 9) da mesma marca dos Países Baixos, a Agridirect expôs ainda os UTV Corvus, uma vindimadora Pellenc da gama Grape’s Line e dois empilhadores telescópicos agrícolas da Dieci.

No espaço reservado ao Entreposto Máquinas os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto, e em ação, alguns equipamentos das marcas Case IH (na foto, o PUMA 260 AFS, finalista no concurso do Tractor of The Year 2025 na categoria Média Potência – ver págs nesta edição), o Optium 300 AFS , as retros Case CE, o cabinado TYM 6225C ou o compacto T575 e os empilhadores Noblelift.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos