Notícias

Produto

Uma mão cheia de novidades

24/10/2023

Partilhe:

Xerion Série 12, um portento tecnológico
Posicionados no topo da oferta de tratores da Claas, os Xerion Série 12 estão acima do Xerion 4200 - 5000 e apresentam potências máximas até aos 653 CV, um sistema de assistência ao operador CEMOS, uma enorme capacidade da bomba hidráulica que pode chegar aos 537l/min às 1900 rpm e uma nova cabina mais espaçosa e com suspensão de quatro pontos. Além disso, os modelos TERRA TRAC estão equipados com rastos de lagartas amortecidos. Desenvolvidos internamente desde 2017, os novos Xerion Série 12 resultam da consulta a mais de 300 clientes profifissionais durante o período de conceção e desenvolvimento, fossem eles de Xerion ou de tratores concorrentes. Conheça o trator em detalhe na edição de dezembro da revista.

Elios e Axos com renovados atributos
As novidades mais relevantes para o mercado nacional seriam as novas gamas de tratores compactos Elios 200 e 300 e Axos 200, este último um sério contendor ao galardão de Trator do Ano (TOTY) na categoria de Melhor Utilitário.
Tendo como clientes-alvo as explorações agrícolas mistas e de culturas especiais, bem como as explorações agrícolas de pequena escala a tempo inteiro e parcial, as novas séries de tratores compactos oferecem um conjunto de diferentes características técnicas relacionadas com o desempenho, transmissão de potência, conforto e carga.

A série ELIOS 200 é composta por quatro modelos com potências máximas que variam entre os 75 e os 103 CV. Enquanto o ELIOS 210, modelo de entrada na gama, está disponível na versão de plataforma ou com cabina, com uma altura total de 1,89 m (2,40 m com cabina), os ELIOS 220, 230 e 240 foram remodelados e estão disponíveis apenas com cabina. A transmissão de quatro velocidades pode ser encomendada na versão puramente mecânica ou com a caixa de velocidades TWINSHIFT e o inversor REVERSHIFT. O elevador traseiro tem uma capacidade de elevação de 3,2 t e um peso bruto de 5,1 t - com o eixo traseiro assente em rodas de 30 polegadas. Esta combinação de características torna o ELIOS 200 ideal para tarefas simples - para trabalhos logísticos repetitivos com ou sem carregador frontal e para trabalhos de tração ligeira a moderadamente pesada.

Ao contrário dos ELIOS 200, a série ELIOS 300 começa com uma potência de 85 CV e é composta por três modelos. No entanto, a principal diferença em relação aos ELIOS 200 é a transmissão de 5 velocidades, com mudanças TWINSHIFT e inversor hidráulico REVERSHIFT de série. Para além disso, e ao contrário do ELIOS 200, o piso da cabina é plano. O peso em vazio começa nos 3600 kg, enquanto a largura exterior mínima de 1,65 m e a altura mínima de 2,60 m permitem a utilização do trator em plantações e construções mais exíguas. Com uma largura máxima de via de 2310 mm, o ELIOS 300 também pode ser utilizado com segurança em terrenos irregulares e inclinados.

Por fim, os AXOS 200 estão disponíveis em dois modelos com uma potência máxima de 92 e 103 CV. Para além de uma maior capacidade de elevação e de mais carga útil do que na série ELIOS, os AXOS 200 oferecem rodas traseiras de maiores dimensões, até 34 polegadas, e importantes reforços estruturais em vários pontos. Isto faz deste um trator particularmente robusto, capaz e compacto, que funciona bem, mesmo em terrenos difíceis, em culturas arvenses e hortícolas ou até na silvicultura. Com uma altura de 2,62 m, também pode passar por Todos os modelos ELIOS 200, ELIOS 300 e AXOS 200 são equipados com motores FPT turbo de quatro cilindros, com injeção Common Rail capazes de cumprir as normas de emissões da Fase V. O AXOS 200, o ELIOS 300 e os ELIOS 240, 230 e 220 partilham o motor de 3,6 l com pressão de injeção de 1800 bar, turbo e intercooler, cobrindo uma gama de potências entre os 83 e os 98 cv às 2300 rpm e de 85 a 103 cv de potência às 2000 rpm. O binário máximo varia entre os 334 e os 406 Nm, consoante o modelo. Por outro lado, sob o capot da versão de acesso, o ELIOS 210, encontra-se uma variante de 3,4 l com 1600 bar de pressão de injeção e intercooler, que debita 75 cv e até 309 Nm de binário. Os intervalos de mudança de óleo são de 600 horas.

Com duas bombas hidráulicas de série, os Elios 200 têm capacidades entre os 60 e os 87 l/min., enquanto nos Elios 300 e no Axos 200 estas variam entre os 87 l/min. e os 114 l/min, sendo que este último valor é graças a uma terceira bomba opcional.
O funcionamento mecânico é de série; já o funcionamento electro-hidráulico com ELECTROPILOT e interruptores basculantes é opcional para o sistema hidráulico de 3 bombas no ELIOS 300 e AXOS 200.
Estes modelos estão disponíveis com as séries de carregadores frontais FL 60 / 80, FL C 40 / 60 / 80 e FL-E 40 / 60.
Em termos de conforto da cabina, o ar condicionado e o banco com suspensão pneumática estão disponíveis a pedido

Novas gamas Evion, Disco 9700 e os terminais CEMIS 1200
As novidades apresentadas pela Claas não se resumiram aos tratores compactos e topo de gama, tendo ainda dado a conhecer as novas gamas de ceifeiras-debulhadoras Evion nas versões Classic e Maxi. Equipadas com os modernos motores Cummins de seis cilindros e com o sistema de controlo CEMIS 700, estas máquinas compactas elevam o desempenho, a comodidade, a flexibilidade e a durabilidade a um novo nível. A Evion, adaptase perfeitamente às explorações agrícolas familiares, bem como às empresas agroindustriais com campos de dimensões mais reduzidas.
Para Jan-Hendrik Mohr, Diretor Executivo da Claas, “com estas novas ceifeiras-debulhadoras, podemos oferecer máquinas modernas, mas acessíveis, para explorações agrícolas de menor escala que pretendam ter o seu próprio equipamento de colheita de cereais. Temos três ideias em mente: primeiro, assinalar a conclusão da família de ceifeiras-debulhadoras Claas com a nova EVION, segundo, reconhecer as explorações familiares como o principal grupo de clientes e, terceiro, reconhecer a nossa posição como a maior empresa familiar de maquinaria agrícola do mundo.”

A tecnologia da Evion permite uma debulha simples com um grande tambor e a máxima fiabilidade de funcionamento. Para além de privilegiar a utilização de componentes de qualidade comprovada, a equipa de desenvolvimento assegurou-se de que a Evion é fácil de utilizar. Assim, está equipada com uma unidade de debulha tangencial de tambor único com um grande debulhador de 600mm e uma turbina sincronizada, combinada com cinco sacudidores de palha de 4,40 metros de comprimento e uma largura da caixa de alimentação de 1.420 mm. O resultado é uma área côncava de debulha de 0,95 m2 e uma área de separação de 6,25 m2. A velocidade do batedor é regulável de forma contínua a partir do terminal CEMIS 700. A Evion Classic pode utilizar uma gama de velocidades de 480 a 1.150 rpm (420 - 1.080 rpm com kit de redução), enquanto a Evion Maxi, com as suas transmissões por correia de duas fases, suporta gamas de velocidades de 220 a 630 e 415 a 1.150 rpm. Para a debulha do milho, podem ser instaladas placas de cobertura entre as oito barras da raspadeira. Outro fator importante é a monitorização do fluxo de colheita nos sacudidores de palha, baseada em sensores.

Gadanheira Disco 9700
Já a nova gadanheira Disco 9700, com uma largura de trabalho de até 9,50 m, está disponível em cinco versões diferentes e com ou sem agrupamento de faixas AUTO SWATHER. A nova Disco 9700 RC AUTO SWATHER é uma gadanheira de grande porte para rendimentos até 60 t/ha e tratores até aos 500 cv de potência. A nova série Disco 9700 da Claas está direcionada principalmente para agricultores que operam em campos com formas irregulares e em declives, e para lidar com grandes volumes de colheita.

CEMIS 1200
Por fim, a A Claas adicionou novas funções e características ao seu Terminal Universal CEMIS 1200:

  • Para além das três funções familiares “ISOBUS com TC-SC (Task Controller Section Control)”, “Modo de condução automática” e “Ativação manual”, está disponível uma quarta “Posição de trabalho no CEBIS” para ativar o mapa de cobertura no visor.
  • Um GPS PILOT especialmente configurado está agora disponível para o XERION.
  • Foram introduzidas melhorias na interface do utilizador. Estas permitem o acesso direto a mais parâmetros a partir da vista do mapa, bem como mais opções para personalizar as vistas.
  • A vista de mapa apresenta agora mais níveis de zoom, incluindo um nível que proporciona uma visão geral do campo.
  • O sensor de luminosidade alterna automaticamente entre o modo diurno e noturno.
  • Os dados principais, tais como exploração, atividade ou operador, podem agora ser criados e editados diretamente no terminal, incluindo a adição de comentários. Os dados mestre importados também podem ser editados diretamente no terminal.
  • Através do NMEA Out, os dados de posição GNSS podem ser transferidos em tempo real do trator para outros computadores de trabalho adequados (de acordo com a norma NMEA 0183) ou para o ISOBUS (norma NMEA 2000) - por exemplo, para aplicações de controlo de secção com um distribuidor de fertilizantes, pulverizador de culturas ou semeador com o seu próprio terminal de implementos.
Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos