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VALMET 4500, o original herói do trabalho

08/06/2018

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Arrifes, São Miguel, Açores. Numa vacaria com 135 vacas, há um trator que se antecipou ao departamento de marketing da própria marca e já era “um herói no trabalho” muito antes da recente Série A o ser.

Corria o ano de 1994 quando Eugénio Martins, hoje com 32 anos, viu entrar na vacaria do seu pai, Manuel Martins, um companheiro que se mantém até ao dia corrente. Um Valmet 4500 com 75 cv fabricado no Montijo. “Fugia das aulas para poder ir para as vacas”, confessa Eugénio quando recorda os tempos iniciais do trator na casa.

“Chegou cá novo, a estrear”. É usado para espalhar adubo, lavoura, gadanhar, trabalhar com o corta-forragens e o carregador frontal. Carregador frontal esse que divide com um “irmão mais novo”, um 4400, mais usado para esta tarefa. Foi assim que se passaram 32.540 horas de trabalho.

Mas qual o segredo para tal longevidade?

“Boa condução e boa manutenção, mudanças de óleo a tempo e horas e resolver as avarias na hora!”, esclarece. As manutenções são feitas em casa, pelo próprio, o seu irmão e o cunhado, tal como as mudanças de óleo. Casos mais complicados são serviço para a Agritractores, o concessionário de confiança da casa. “Um espetáculo”, classifica Eugénio o trabalho da casa açoriana que vendeu o trator ao seu pai em 1994.

E, ao longo de tantas horas, quais foram os principais arranjos?

“A embraiagem é trocada a cada 7000 horas, política nossa. A caixa levou um retoque uma vez, o motor foi retificado duas vezes. Os travões foram trocados três vezes. São muitas horas a fazer todo o tipo de serviços!”, justifica. No entanto, uma certeza: “enquanto andar vai ficar sempre na casa”.

A boa impressão deixada pelo 4500 foi tal que, desde 1994, mais três Valmet/Valtra chegaram à vacaria Manuel da Costa Martins. O já falado “carregador” 4400 adquirido em 1997, um 6400 que se dedica apenas a serviços pesados, e o mais recente, de 2011, Valtra N101, que para além do carregador frontal, leva a cisterna, carrega silagem para as vacas e trabalha com o rototerra. O único exemplar não finlandês é mesmo um John Deere 5510, utilizado para transporte na estrada.

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