Notícias

Tech

Valtra conduzido remotamente através da rede 5G

03/07/2020

Partilhe:

A Elisa é um fornecedor de telecomunicações da Finlândia que está a fazer progressos significativos no campo da digitalização. E a Valtra dispensa apresentações. Já o que não dispensa apresentações é o projeto que estas duas empresas estão a desenvolver em parceria.

Em abril, a Elisa abriu uma sala de exposições onde os visitantes podem ter contacto prático com o projeto. Neste espaço, situado em Helsínquia, o “condutor” instala-se no assento de um Valtra, a que está associada a instrumentação Smart Touch, coloca óculos de realidade virtual, e pode manobrar um trator que está em Raisio, localidade que se situa a 170 km de distância.

O trator responde aos comandos, sem atrasos, e uma câmera instalada no topo da cabine permite observar o espaço envolvente, em tempo real, o que só é possível com tal rapidez devido às potencialidades de transferência de dados oferecidas pela rede 5G.

De acordo com Mikko Lehikoinen, diretor de marketing da Valtra, a condução remota é mais um passo em direção aos tratores autónomos que, acredita, se afirmarão após 2030, apesar de até lá ainda ser necessário trabalhar diversos aspetos relacionados com a segurança.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos