Notícias

Produto

5 Soluções para os concessionários CLAAS

24/10/2023

Partilhe:

A CLAAS Ibérica organizou, em setembro, um evento de apresentação/mostra das que considera ser as soluções mais apropriadas para o futuro dos seus tratores e do modo de funcionamento que devem adotar em breve os seus concessionários. Apelidado de CMATIC Days, este evento teve a duração de dois dias na zona periférica de Valladolid, onde a vinha tem enorme expressão, e dividiu-se em duas partes: apresentação teórica do projeto, seguida depois de demonstrações em campo. Arturo Castaño, diretor de marketing da CLAAS Ibérica, contou com a presença dos técnicos alemães da CLAAS para apresentar as 5 soluções inovadoras para o futuro, aos concessionários (estiveram a receber formação no mesmo local dois dias antes), pensando sempre na melhor forma destes apoiarem o agricultor que os procura.

1. Novo Trator XERION
É a nova grande aposta da marca, um trator “focado no cliente” e baseado em 4 premissas: desempenho de tração (velocidade constante e transmissão CVT), baixo custo de manutenção, eficiência (sistema CEMOS e menor pegada de carbono) e conforto (cabina mais espaçosa e confortável, com suspensão, novo sistema de som, etc).

2. CMATIC – Transmissão EQ 200/220
Uma transmissão bem conhecida dos utilizadores da marca, a CMATIC foi apresentada pela primeira vez em 2012 e tem tido sucesso entre aqueles que têm apostado nela. Mas, tal como Michael Pundt disse à revista abolsamia, “é uma transmissão completamente diferente das que normalmente eram utilizadas e, talvez por falta de conhecimento, o agricultor tende a não querer arriscar.” “Daí continuarmos a fazer estes eventos de demonstração para que os clientes possam perceber as suas vantagens”, acrescentou. E que vantagens são essas? Transmissão simples com boa relação mecânica e hidrostática, tem 2 grupos mecânicos, sensor à frente e atrás, binário de 500 e 600 e não tem embraiagem. “Num terreno inclinado, com esta transmissão, quando tiramos o pé do acelerador, o trator pára. E quando estamos parados, a bomba não envia óleo, logo o motor não trabalha. A diferença na transmissão é o grupo de paquetes hidráulicos que acelera a parte hidrostática”, explicou ainda o formador Michael Pundt.

 

 

3. CTIC
Este é um sistema centralizado de controlo de ar dos pneus a partir da cabine do trator. Trata-se de um compressor colocado do lado direito da cabina, da parte de fora, que consegue encher e esvaziar os pneus conforme o solo que o pneu está a pisar, não precisando o trator de parar para que seja feito este ajuste. Este sistema está ligado diretamente ao CEMOS, software eletrónico de otimização do trator que indica ao agricultor a pressão dos pneus, o contrapeso necessário do trator e outras questões relacionadas com a segurança da operação do trator.

4. CEMOS
É um software eletrónico que exigiu 4 anos de desenvolvimento e que avalia todos os parâmetros em que o trator está envolvido (pressão dos pneus, condições meteorológicas, terreno que vai pisar, diversidade de alfaias a utilizar, pesos, etc) para fazer o ajuste de forma a que o operador conduza o trator sem qualquer preocupação adicional, bastando cumprir as indicações nos ecrãs.

5. CEMIS 1200 e Digitalização
É o novo terminal Isobus para a agricultura de precisão, já disponível para tratores, depois de numa primeira fase ter sido lançado nos equipamentos de colheita. Soluciona os problemas ao agricultor no terreno (além do autoguiamento, permite o acesso ao manual do trator e demais equipamentos, à loja de peças da CLAAS, aplicações de controladores ISOBUS e TASK e controlo de cabeceiras, entre outras funções) mas também ajuda o concessionário. Permite registar as máquinas, o histórico e dados completos atuais do agricultor para um serviço mais agilizado, acesso remoto às máquinas e a criação de um novo CRM para contacto personalizado com o cliente.

Todo este desenvolvimento promovido pelas diversas equipas da CLAAS já deu lugar a um protótipo de uma máquina Claas conectada – a GPS Pilot Cemis 1200 – e o objetivo final é a criação de um trator completamente autónomo, tendo já a marca alemã criado um protocolo com a Agxeed e a Amazone para o primeiro grupo de multifabrico de autonomia do mundo, do qual já nasceu, em 2022, o Agbot: um robot de campo dotado de tecnologia avançada e preparado para minimizar o trabalho do agricultor.

Veja aqui a fotogaleria completa do evento

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos