Notícias

Entrevista

“A plataforma digital interativa facilita a partilha de conhecimento”

27/03/2025

Partilhe:

Liderado em Portugal pela empresa DATERRA, o projeto RENOVATE tem como principais objetivos a promoção da Gestão Integrada de Pragas (IPM) e a implementação de soluções tecnológicas que tornem a proteção das culturas (pomares, vinhas, amendoais, citrinos e olivais), mais sustentável. Para compreender melhor o impacto e os desafios deste projeto, conversámos com Pedro Nunes, CEO da empresa DATERRA e líder do projeto RENOVATE em Portugal.

abolsamia - O RENOVATE surge como resposta aos desafios da gestão sustentável de culturas. Como nasceu a ideia para este projeto e quais são os seus objetivos?
Pedro Nunes - O projeto RENOVATE nasce das dificuldades que muitos agricultores enfrentam no acesso à formação especializada, na adoção de novas tecnologias e no cumprimento das regulamentações europeias. O RENOVATE pretende resolver essas questões aproximando as diferentes entidades através de uma plataforma digital interativa que promova a inovação e facilite a troca de conhecimentos entre os parceiros europeus e nacionais. Além disso, assegura que as soluções se ajustam às realidades de cada cultura e de cada região dos paises europeus que participam no projeto.

A plataforma digital interativa é um dos pilares do RENOVATE. Como será estruturada e de que forma irá facilitar a formação dos agricultores?
Será uma ferramenta intuitiva e interativa, integrando simuladores de tecnologias com análises custo-benefício, bases de dados com melhores práticas e uma comunidade online para troca de experiências. Queremos oferecer um espaço onde os agricultores possam aprender de forma prática, adaptando-se às exigências do setor e melhorando a eficiência da gestão das suas culturas.

O projeto aposta na digitalização e inovação. Que tecnologias serão integradas na plataforma?
A plataforma aproveitará o interesse dos utilizadores por jogos educativos, integrando desafios e missões interativas para ensinar sobre o uso sustentável de pesticidas. A cada nível, as questões tornam-se mais avançadas, acompanhadas de vídeos, infográficos e animações, reutilizando conteúdos e ferramentas de projetos europeus e grupos operacionais EIP-AGRI.

A adoção de novas tecnologias no setor agrícola pode ser um desafio. Como é que o RENOVATE irá lidar com estas possíveis “barreiras”?
O RENOVATE promove atividades práticas, como o desenvolvimento de AKTAs (Atividades Avançadas de Transferência de Conhecimento), nas quais ferramentas de projetos europeus serão aplicadas e avaliadas, gerando indicadores e resultados ajustados à realidade local. Esses resultados serão apresentados em dias de campo, oferecendo aos agricultores informações práticas e muito úteis para orientar as suas decisões sobre a adoção de novas tecnologias.

O cumprimento da regulamentação agrícola europeia é um tema crítico. O RENOVATE pode simplificar o acesso a esta informação?
O objetivo desta plataforma também passa por reunir e organizar informações sobre e legislação de forma estruturada, intuitiva e de fácil compreensão. O uso de linguagem clara, exemplos práticos potenciada pela inteligência artificial, irá facilitar o entendimento e aplicação mais fácil das normas.

O projeto envolve um consórcio internacional. Qual o papel da empresa DATERRA neste contexto e como garante a adaptação à realidade portuguesa?
A DATERRA integra uma rede de parceiros em vários países europeus, dedicada ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias agrícolas. A nossa função é assegurar a adaptação das ferramentas e conteúdos à realidade agrícola nacional. Trabalhamos diretamente com agricultores e conselheiros portugueses para entender as suas necessidades e garantir que as soluções desenvolvidas são relevantes e aplicáveis no plano nacional. Aproveito para convidar todo o setor a participar nas futuras atividades do projeto RENOVATE.

-ler-mais-

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos