Notícias

Feiras e Eventos

AGRO celebra 57.ª edição sob chuva e incerteza

09/04/2025

Partilhe:

Numa altura em que o primeiro trimestre de 2025 já se esfumou, a AGRO 2025 veio confirmar que, a inexistência de quadros governamentais de apoio à aquisição de maquinaria agrícola, veio colocar problemas acrescidos a importadores e concessionários. Os quais têm visto os potenciais clientes adiarem para mais tarde qualquer compra, à espera da abertura dos prometidos apoios.

No entanto, sobre este tema, a revista ABOLSAMIA apurou junto de vários expositores que a solução pode estar a caminho, com a reabertura dos quadros de apoio a acontecer ainda durante o presente ano.

A garantia, revelaram-nos, terá sido dada pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que passou pelo certame bracarense na sexta-feira, dia 4 de abril, com o objectivo de transmitir uma palavra de tranquilidade ao sector.

Ao mesmo tempo e apesar das dificuldades, destaque para os esforços feitos pelos concessionários e importadores para apresentarem, no certame bracarense, as principais novidades, como foi o caso da Maciel - Máquinas Agrícolas, com o seu recolhedor de pedras em campo aberto Elho Scorpio 430, ou da Noroeste Máquinas, com o atomizador agrícola Carrarospray ATD1000, com duas hélices opostas para uma maior disseminação do produto.

Igualmente em estreia, a nova trituradora florestal da Talleres Lopez Garrido, a nova e imponente geração Valtra Série S com 415 cv apresentada pela ADJ (e que, pela primeira vez, é fabricada no país natal da marca, a Finlândia) e o carregador articulado manobrável, capaz de levantar até 1500 kg, da Kubota, apresentado em Braga pela Megagriminho.

Pela mão daquele que é um dos principais representantes da John Deere em Portugal, a Torre Marco, a presença da nova Série 6M, com potências entre os 95 e os 250 cv, além de e já no stand da Brás & Vasconcelos, o novo New Holland T5, com versões de 100 a 120 cv.

Finalmente e também entre as novidades que pudemos observar na AGRO 2025, as duas novas marcas representadas pelo importador Agricortes em Portugal, a japonesa Yanmar e a chinesa Zoomlion, ao mesmo tempo que, no stand da Ascendum Máquinas, a estreia da marca checa Firstgreen, fabricante de soluções industriais totalmente elétricas, compactas, customizáveis, indicadas para espaços pequenos.

Resultado, também, de todas estas novidades, os cerca de 55 mil visitantes que, durante os quatro dias que durou a 57.ª edição da AGRO - Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, passaram pelo Forum Braga. O que constituiu, igualmente, um recorde na história do evento.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos