Notícias

Feiras e Eventos

Tecnologia e inovação marcaram as Jornadas Técnicas da ANEFA

07/04/2025

Partilhe:

 

As Jornadas Técnicas da ANEFA, sob o tema “A tecnologia ao serviço do mundo rural”, contaram com a participação de especialistas europeus provenientes de países como Dinamarca, Alemanha, França, Irlanda e Suécia, abordando temas como inteligência artificial no mundo rural, uso de drones, gestão de rega, SIG e monitorização em tempo real.

Entre as novidades apresentadas, destacou-se a Rustechworld, uma plataforma de gestão agrícola e florestal em tempo real, que utiliza sensores para projetos de precisão. O uso inovador de drones pela Terra Farmers revelou soluções para a regeneração de solos degradados, combate a incêndios e semeadura precisa com redução de custos operacionais e ambientais.

Na gestão hídrica, a SYSMART salientou desafios globais relacionados com a água e energia, frisando a necessidade de sistemas eficientes e sustentáveis de irrigação e reutilização de águas residuais.

Já os sistemas de informação geográfica (SIG), apresentados pela ESRI, mostraram uma clara evolução, destacando a importância da informação geográfica acessível através de dispositivos móveis para uma gestão eficiente na agricultura e florestas.

Por fim, a mesa-redonda reforçou a importância da criação de uma certificação profissional para prestadores de serviço no setor agrícola e florestal, tema que gerou amplo consenso entre os representantes associativos presentes.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos