Notícias

Feiras e Eventos

Celebrar a agricultura e o universo Herculano

12/12/2024

Partilhe:

Ocupando duas naves do Europarque, em Santa Maria da Feira, a primeira edição do Agritec Day Herculano colocou bem alta a fasquia na organização de um evento deste tipo. Com cerca de 230 participantes, entre clientes, parceiros e agentes da Herculano, esta edição reuniu um conjunto alargado de motivos de interesse, embora, naturalmente, as expetativas se concentrassem no desfile de novidades da Herculano que fechou este Agritec Day com chave de ouro. Pelo meio, tivemos tempo para ficar a conhecer as últimas evoluções na robótica e na Inteligência Artificial aplicadas ao setor agrícola e ouvir um conjunto de especialistas debaterem a importância do chorume como potencial fonte de receitas adicionais para os agricultores ligados à pecuária. Um evento que ficou ainda marcado pelas intervenções de diferentes responsáveis da Herculano, pela entrega de prémios aos agentes da marca (nacionais e internacionais) que, por algum motivo, se destacaram no último ano e por uma emotiva homenagem a José Santos, um conhecido colaborador da empresa que, entre muitas outras coisas, foi um dos grandes impulsionadores do reboque com plataforma elevatória, uma das grandes novidades da marca, e que, por isso mesmo, vai ter uma edição limitada (40 unidades) com o seu nome.

Robótica e IA para combater a falta de mão de obra
O problema da falta de mão de obra no setor agrícola está a ganhar dimensões preocupantes. Como se não bastasse, a necessidade de aumentar a produtividade e a rentabilidade, eleva a pressão e obriga à busca incessante por formas de tornar as operações mais eficientes. Conscientes deste cenário, os construtores de maquinaria agrícola e de tecnologias ligadas à agricultura, veem na utilização de robôs e na aplicação de soluções baseadas em IA, uma das maneiras de solucionar os problemas ou de, pelo menos, atenuar os seus efeitos. De tratores autónomos e inteligentes, aos robôs capazes de combater pragas específicas, colher fruta em pomares, vindimar de forma autónoma ou até a polinizar plantas (nano robôs que trabalham como enxames de abelhas), assistimos a um desfilar de soluções tecnológicas que mais pareciam saídas de um filme futurista.
Nesse sentido, a Herculano reuniu esforços e em parceria com o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), desenvolveu o robô Modular-E, uma solução apresentada oficialmente na World FIRA 2024. Como a própria designação deixa antever, este é um equipamento modular autónomo para culturas lenhosas, equipado com câmaras, sensores (incluindo LIDAR) e antenas GPS para obter uma perceção detalhada do ambiente que o rodeia. Pode ser utilizado como aplicador de fertilizantes, utilizando tecnologia de taxa variável e sensores NPK para o solo e a folhagem, e possui uma ferramenta de corte elétrica eficiente no controlo do crescimento da vegetação em culturas em linha e entre linhas. A função de colheita automática em vinhas em socalcos será novidade em 2025 e, no futuro, para além da colheita, também poderá efetuar trabalhos de poda.

Chorume: De resíduo a recurso
Um dos pontos altos do dia foi a mesa-redonda sobre a gestão dos resíduos de chorume. Sob o título “De resíduo a recurso: o futuro do chorume”, o debate contou com as opiniões de David Fangueiro, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa; Patrick António Lopes, CEO da startup Phos Tech; Mário Rosa, da Gás da Terra - empresa especializada na construção e exploração de Unidades de Produção de Biometano; José Teixeira, da exploração Teixeira do Batel; e José Teixeira Marques, em representação da Herculano. Com as opiniões divididas sobre a necessidade de manter os solos férteis e ajudar à retenção de carbono ou utilizar o chorume para a produção de biogás, contribuindo para o acréscimo de rendimento das explorações, pudemos assistir ainda a posições que propõem uma solução combinada, extraindo do chorume componentes essenciais como o fósforo (solução da Phos Tech) e deixando o restante para que possa ser utilizado como fertilizante natural e biológico.

Novidades Herculano, o ponto alto do evento
À entrada do auditório do Europarque, os convidados já tinham à sua disposição vários exemplos do extenso portfólio da Herculano, mas as estrelas do evento, as novidades a apresentar, só desfilariam na parte da tarde, encerrando com pompa e circunstância este Agritec Day Herculano.

Monocoque HTP 5.80 Black Force Edition
Numa bem estudada “coreografia” e com vários efeitos visuais, o monocoque HTP 5.80 Black Force Edition foi, segundo a marca, inspirado na força e resiliência dos “All Blacks”, equipa mítica do rugby neozelandês (mercado onde a Herculano tem uma forte presença). A unidade apresentada, uma edição limitada com acabamentos em preto e cinza, apresenta uma capacidade de 13,1 m³ e uma altura de plataforma de 1,63 m. A série inclui ainda o modelo de eixo tridem HTP 7, ampliando as opções para quem necessita de maior estabilidade e capacidade de carga.

Espalhador HME 18
O HME 18 é o novo espalhador da Herculano, com capacidade de 14,1 m³ e um comprimento de 9,65 m, destaca-se pelo acabamento galvanizado (em opção) que garante uma maior durabilidade. O modelo inclui uma série de características de segurança e inovações técnicas, como o sistema de travagem hidráulica de dupla conduta ou o DPA (Débito Proporcional ao Avanço). Este último sistema conta com uma central de processamento e um GPS que permite adaptar o espalhamento à velocidade da deslocação do trator.

Reboques Multifunções HTT e HTB
Entre os novos modelos de reboques multifunções, o HTT 3.0 x 1.6 tri-basculante destacou-se pela sua praticidade e capacidade de 2,25 m³, com uma altura de plataforma de 1 m. A série HTT inclui cinco modelos de um eixo, enquanto a HTB apresenta cinco versões de dois eixos. Estes reboques apresentam sistemas de fecho mais ergonómicos e taipais mais robustos. A lança também passa a ser feita em tubo, assegurando assim uma extrema robustez. 

Reboque elevatório S1EB 8000 ELV
De seguida, foi apresentado o S1EB 8000 ELV, com uma capacidade de 9 m3, equipado com dois circuitos hidráulicos e uma capacidade máxima de elevação de 3,65 m de altura, este é um equipamento cuja versatilidade pôde ser vista ao vivo no evento e que vem ao encontro das solicitações de muitos agricultores, nomeadamente na área vinícola.

Reboque Monocoque HMB 24000 e HMB 18000
O HMB 24000, com capacidade de 26,6 m³, eixo tridem e 9,76 m de comprimento, e o HMB 18000, com 21,9 m³ e eixo bogie, têm como principal novidade os taipais em alumínio, que são muito leves e fáceis de montar e desmontar. Outra inovação é o eixo direcional forçado eletrónico. Quando o trator muda de direção, a primeira e a terceira roda do reboque ajudam na manobra, poupando combustível e pneus. Para que tudo flua com eficácia, o reboque possui uma unidade central de processamento (ECU) e um sistema de GPS, que indica ao reboque o sentido da deslocação e a velocidade da mesma. Por fim, este reboque tem travagem hidráulica de dupla conduta e homologação europeia de 40 km/h.

Cisterna CH 24000 RG Green Precision
A Herculano revelou o CH 24000 RG Green Precision, uma cisterna de rodas grandes. Equipada com chassis autoportante e três eixos, esta cisterna galvanizada com inversor hidráulico permite uma operação mais eficiente e durável. O modelo conta com direcional forçado eletrónico e está preparado para conexão ISOBUS, possibilitando o controlo remoto de várias funções, incluindo a elevação da barra de tração e a pressão dos pneus, a partir da cabine do trator. Entre as opções destacam-se a suspensão hidráulica ADR Alpha 18, barra de tração hidropneumática e um braço hidráulico em L de 8 polegadas. Este modelo foi disponibilizado com condições especiais de aquisição durante o Agritec Day.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos