Notícias

Empresas

O céu é o limite para a Ja&Ma-reboal

12/12/2024

Partilhe:

Uma paixão pela agricultura e pelo setor metalomecânico levou Jorge Silva, sócio-fundador da Trofinox, a adquirir a Ja&Ma-reboal, uma empresa portuguesa de renome no fabrico de cisternas e reboques agrícolas. Esta mudança marca uma nova etapa para a Ja&Ma-reboal, que agora, com a experiência e visão de Jorge Silva e sua família, planeia expandir as suas operações e inovar no mercado.

A visão de um self-made man
Com um passado ligado à indústria metalomecânica e à agricultura, Jorge Silva sempre teve em mente uma ligação ao setor agrícola. Com a Trofinox, fundada há 25 anos, desenvolveu uma capacidade de transformar o aço em produtos para vários setores. Com a aquisição da Ja&Ma-reboal, Jorge Silva cumpre uma ambição antiga, trazendo a sua experiência e conhecimento para o fabrico de reboques e cisternas agrícolas. “Sou de uma região onde o setor agrícola está no sangue das pessoas. Produzir milho, ter horta, animais, trabalhar com tratores e máquinas, é algo que cresceu comigo. É uma área que me fascina e onde sempre quis investir”, afirmou.

 

Nova fábrica e reforço da capacidade produtiva
A Ja&Ma-reboal, até agora sediada em Famalicão, mudará para uma nova fábrica na Trofa, no início de 2025, triplicando a área de produção e permitindo um crescimento significativo em termos de capacidade produtiva e recursos humanos. “A primeira vez que entrei nas instalações da Ja&Ma- reboal disse para mim mesmo que tínhamos de encontrar uma localização que nos permitisse crescer. Foi o que fizemos, pois não só o pavilhão que encontrámos é muito maior do que o atual, como confina com mais 15.000m2 para onde nos podemos expandir. Com as novas instalações iremos triplicar no imediato a área produtiva, o que nos dará outra capacidade de produção. Queremos, no curto/médio prazo, duplicar o nosso volume de produção de equipamentos”, afirmou Jorge Silva. A par da nova fábrica, a Ja&Ma- reboal contará também com o apoio dos equipamentos de produção, serviços e recursos técnicos da Trofinox que permitem o fabrico de pequenas, médias e grandes peças.
Para João Montez, Diretor Comercial da Ja&Ma-reboal, esta nova fase é essencial para que a marca continue a crescer. “Nos últimos anos, evoluímos de uma marca regional para uma marca nacional, mas faltava-nos dar um salto na capacidade produtiva”, explicou Montez, que continua à frente das operações comerciais.

Inovações e qualidade premium
A equipa da Ja&Ma-reboal pretende elevar os padrões de qualidade, design e funcionalidade dos seus produtos, com uma aposta específica na inovação das cisternas e na revisão da gama de equipamentos. “A nossa experiência da Trofinox em setores exigentes, como a decoração de luxo e estruturas metálicas em ferro, que são uma caraterística da Trofinox-, será aplicada ao fabrico dos reboques e cisternas, garantindo um nível de detalhe e acabamento que os nossos clientes vão valorizar,” revelou Jorge Silva.

Expansão internacional no horizonte
Com uma estratégia de internacionalização em curso, a Ja&Ma-reboal ambiciona chegar aos mercados europeus e Angola. “O mercado português é sólido, mas temos de expandir para crescer de forma sustentável”, declarou Jorge Silva, que já planeia a obtenção da certificação ISO 9001 para garantir a qualidade dos seus produtos no mercado externo.

Reforço da rede de distribuição
A proximidade com os concessionários é outra das prioridades. “Vamos manter a nossa rede de concessionários e reforçar a equipa comercial interna para que a relação com os parceiros seja ainda mais próxima”, destacou João Montez, enfatizando a importância de mostrar aos clientes e parceiros o processo produtivo na nova fábrica.

A visão para o futuro

“O céu é o limite”, afirmou Jorge Silva. Com o objetivo de posicionar a Ja&Ma-reboal como uma marca premium no mercado nacional, a nova administração está focada em tornar a empresa uma referência pela qualidade e durabilidade dos seus produtos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos