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Chegar, ver e vencer

16/12/2024

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Reunidos nas Caldas da Raínha, os mais de 70 participantes no 1º Encontro Nacional Potenzia & Massey Ferguson tiveram oportunidade de conhecer ao detalhe os princípios orientadores e os objetivos que marcarão a atividade da Potenzia como importador oficial da Massey Ferguson em Portugal. Arnaldo Sapinho, Administrador da Potenzia, foi o primeiro a tomar a palavra para dar a conhecer a fundo o projeto, a estratégia da marca e o seu posicionamento no mercado nacional (pode acompanhar todos os desenvolvimentos na entrevista exclusiva e aprofundada nesta edição), bem como toda a equipa da Potenzia e os representantes oficiais da marca que marcaram presença.

A experiência e reconhecimento da equipa
Com uma estrutura assente em caras bem conhecidas da anterior rede Massey Ferguson e com provas dadas no setor, a experiência e o know-how dos elementos da Potenzia será sem dúvida um dos seus principais atributos e mostrou-se decisiva para a escolha como representante de uma marca com o “peso” e o reconhecimento da Massey Ferguson. Como realçou Frèdérique Moreau, Diretor da Massey Ferguson, “já tínhamos uma ligação muito estreita com a atual equipa de direção da Potenzia. Conhecíamos bem o seu trabalho, a sua dedicação à marca, o seu conhecimento do mercado português. Além disso, propuseram-se criar em Portugal uma estrutura dedicada exclusivamente à Massey Ferguson e é isso que nós procuramos, empresas que pensem na marca 24h por dia, que estejam focadas nos objetivos comuns e no crescimento da quota de mercado. Outro dado que considerámos decisivo foi a capilaridade da rede de concessionários e o facto de a Potenzia estar disponível para atuar diretamente, investindo fortemente para o fazer. Isso, para nós, revela bem o empenho que assumem na defesa da marca e dos objetivos que traçámos. Queremos, dentro de cinco anos, passar dos atuais 8% para os 12% de quota de mercado na Europa e contamos com a Potenzia e a rede de concessionários portugueses para nos ajudar a atingir esta meta”.

Uma rede proativa e profissional
Pedro Cardador, Diretor-Geral da Potenzia, abordou a estratégia para a rede de concessionários. Quais são os objetivos? Que desafios enfrentarão? E de que forma os podem ultrapassar? O foco inicial da apresentação foi na recolha e análise de dados, na aposta na formação e na proatividade na busca de novos clientes, de forma a aumentar a quota de mercado. “Se a penetração de mercado é baixa, pode dever-se à falta de cobertura. Temos de mudar o paradigma, temos de optar por um discurso menos centrado no preço e de não ter vergonha de abordar os clientes que, julgamos nós, estão fidelizados a outras marcas. Na Massey Ferguson temos qualidade, temos tecnologia de ponta, temos produtos de topo, só há que ser proativo e explorar os nossos atributos. Querem ter métricas de mercado? Nós ajudamos. Querem formar os vossos profissionais, nós estamos prontos para o fazer.”

Novas ferramentas a caminho
Na segunda metade da sua apresentação, Pedro Cardador abordou diretamente a questão da rede, a sua capilaridade e o facto de a Potenzia estar presente diretamente no mercado de retalho, nomeadamente nas zonas de Évora, Beja e Região Oeste. “A Potenzia vai ter três áreas de negócio: peças, serviço e comercial. Em qualquer uma delas, vamos ter a distribuição e vendas a cargo dos parceiros e será feita diretamente por nós, embora a Potenzia só venha a atuar diretamente nas zonas geográficas referidas. Em todo o restante território, vamos confiar na nossa rede, em todos os que nos queiram acompanhar neste desafio. E não estamos a falar apenas na comercialização de tratores agrícolas, nas peças ou nos serviços. Quem estiver connosco também irá comercializar outros equipamentos, como os empilhadores telescópicos”. Pedro Cardador assegurou ainda que a rede terá à sua disposição todas as ferramentas necessárias para alavancar o negócio. “Queremos que os nossos representantes olhem para o negócio de uma forma muito mais abrangente. Para isso, vamos disponibilizar soluções de financiamento, alugueres de longa duração e alugueres operacionais. Isso vai obrigar a uma maior profissionalização dos colaboradores, a um reforço importante da formação e a uma aposta na imagem da marca, seja nas instalações, nos meios móveis e nos técnicos. Mas é para isso que aqui estamos, para acompanhar a rede passo a passo. Para os ajudar a superar os desafios. A Potenzia pretende liderar pelo exemplo.”

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