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Herculano pelo Mundo desde 1982

19/10/2022

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A4AG, importador da Herculano para a da Nova Zelândia, foi o responsável pela introdução da marca a Grant Barber, que teve o primeiro contacto através de uma grade HVR. Quando viu o reboque HTP não teve dúvidas, comprando dois de seguida. “Versatilidade, robustez e a capacidade da Herculano para ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes” foram as principais qualidades evidenciadas na altura.
 



Saindo do continente australiano, fomos até à Bélgica, onde a Cnudde BV, um dos maiores concessionários de máquinas agrícolas do país, liderada por Jan Cnudde, vê na gama da Herculano “uma excelente solução” para os seus clientes, na sua grande maioria explorações leiteiras. Destacando a excelente relação qualidade-preço, bem como a abertura e acompanhamento dados pela Herculano, revela que, após sete anos de parceria, a marca é já bem conhecida dos agricultores belgas.

Na vizinha França, um dos dois maiores mercados de máquinas agrícolas europeus, a Herculano conseguiu já em 2022 posicionar-se no top10 no que à venda de reboques diz respeito. Tal façanha foi alcançada através do apoio de vários parceiros, como é o caso da Sarl Mat Anjou, iniciada há quinze anos, e que também entrevistámos na nossa edição número 130. Localizada entre Nantes e Le Mans, a empresa é dirigida por Didier Chevalier, que destaca o sucesso da Herculano entre os produtores de cereais, que elogiam a “durabilidade e robustez” dos reboques da marca. Já nesta edição, fomos até à Dinamarca e ao Canadá, dois exigentes mercados agrícolas onde a Herculano também já marca presença.

Atualmente, mais de 60% da produção destina-se ao mercado externo. Mas a história da exportação da empresa começou há já quatro décadas, mais concretamente, em 1982, como nos contou Ricardo Teixeira, administrador da Herculano.


“Resultado da recessão que se fazia sentir na altura, surgiu a necessidade de explorar novos mercados. Assim, a primeira remessa seguiu com destino à Guiné-Bissau. Depois da Guiné seguiram-se outros países africanos, como Moçambique. Poucos anos depois avançámos para outros países na Europa. O primeiro foi Espanha, pela proximidade territorial, onde, inclusivamente, foi criada uma sucursal em 1988, a Herculano Ibérica, para facilitar as transações”, começou por explicar. Outro importante marco para a exportação na Herculano, foi a parceria na produção de acessórios da marca John Deere no final da década de 80. “Foi um impulso no desenvolvimento da Herculano, pelos exigentes e rigorosos critérios de seleção de fornecedores da marca”, resumiu o administrador.

Finalmente, destacou também o papel das feiras. “As feiras internacionais, como a FIMA (Espanha) ou a SIMA (França) foram os grandes impulsionadores para o crescimento da Herculano além-fronteiras. A 1ª participação em feiras internacionais foi em 1982 na FACIM – Moçambique”, concluiu.

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