Notícias

Produto

Horsch Maestro 6 TX | Sementeira direta com um semeador montado. É possível?

10/10/2024

Partilhe:

Julho já ia para lá de meio, com as temperaturas a bater nos 40º, quando nos deslocámos à Golegã para ver o primeiro Horsch Maestro 6TX em trabalho no nosso país. Foi numa parcela com restolho de trigo-mole acabada de debulhar, e onde se preparava a instalação de uma sementeira de milho para silagem.


Pouco depois das 9 horas chegou o semeador, montado num John Deere 6125R, da Toverland, empresa de prestação de serviços agrícolas de Riachos, que já semeou 600 hectares com o Maestro 6TX, entre milho e girassol, numa média de 25 ha/dia. Já com experiência em semeadores Horsch – possui um Maestro 8 CV – António Silva, proprietário da empresa, explicou a opção por um equipamento mais compacto: “dá-nos mais versatilidade, pois consegue trabalhar em áreas mais apertadas sem perdermos velocidade de trabalho e qualidade de sementeira. Além disso, tanto faz sementeira convencional como direta, e permite ainda adaptar o espaçamento da entrelinha em pouco tempo”, começou por explicar.

“A máquina adapta-se às condições do solo, exercendo a pressão necessária para uma colocação homogénea da semente. Assim, pode fazer tanto sementeira convencional como direta”

 

Variação hidráulica da distância entrelinhas
Uma das características mais interessantes deste semeador é a facilidade com que a largura da entrelinha pode ser alterada, o que lhe permite semear várias culturas. Sem ser necessário recorrer a ferramentas, basta retirar as cavilhas em cada linha e acionar o comando hidráulico a partir da cabine para mover a barra telescópica onde estão montadas as unidades de sementeira.
Existem duas versões do TX, o 6 (de seis linhas) e o 7 (de sete linhas). A largura da entrelinha do Maestro 6 TX inicia nos 45 cm e vai até aos 80 cm (45/50/55/60/70/75/80), enquanto o Maestro 7 TX inicia nos 37,5 e chega aos 65 cm (37.5/40/45/50/55/65). Esta última versão, de sete linhas, permite desativar uma linha quando se pretende trabalhar a 75 ou 80 cm, e pode constituir uma solução interessante para quem semeie, por exemplo, milho para silagem a 65 cm.

Um Maestro como os outros… mas montado
As unidades de sementeira do Maestro TX baseiam-se na conhecida série Maestro de maiores dimensões. Devido ao mecanismo de deslizamento para alteração da distância entrelinhas, apenas a ligação à estrutura foi adaptada. A pressão da relha é gerada hidraulicamente, sem qualquer ligação à tomada de força do trator. Como opcional, está disponível um sistema que transfere o peso do trator para o semeador de forma a atingir pressões de até 350 kg por linha, podendo ser utilizada para sementeira direta. “Funciona com o sistema Auto-Force e atua como uma máquina rebocada”, explicou Abílio Pereira, responsável pelos produtos Horsch na Lagoalva, empresa que representa a marca em Portugal. 
O sistema AutoForce regula a pressão ao solo em função das condições que o semeador vai encontrando ao longo do campo, podendo aplicar uma pressão máxima de 350 kg por linha. “A máquina adapta-se às condições do solo, exercendo a pressão necessária para uma colocação homogénea da semente. Assim, pode fazer tanto sementeira convencional como direta”, referiu Abílio Pereira. É um processo automático e constante, gerido por sensores de pressão instalados em duas linhas de sementeira (a linha 3 e a linha 4).
O controlo da profundidade é efetuado através de um pino e de 14 posições disponíveis. É possível semear a uma profundidade de 1,5 a 9 cm. O sulco de sementeira é fechado e consolidado por um par de rodas de fecho em forma de V. À frente dos discos, podem ser montadas diferentes ferramentas, por exemplo, rodas “afasta-palhas” ou um disco de corte, consoante o tipo de sementeira que se pretenda realizar.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos