Notícias

Produto

Desafiar a tendência

10/10/2024

Partilhe:

Porquê uma máquina automotriz?
Cristiano explica que a escolha de uma máquina automotriz se deve à flexibilidade e eficiência. “Não preciso de ‘empatar’ um trator na vindima, o que permite usá-lo para transportar as uvas”, comenta. Além disso, o terreno plano da exploração favorece a utilização da New Holland 9050L, que vai permitir um trabalho mais rápido e fluido, sem a necessidade de manobrar em encostas. Para além das suas vinhas, António planeia ainda prestar serviços de vindima a outros viticultores da região.

Vantagens esperadas
Com a nova máquina, António espera melhorias na rapidez e eficiência do trabalho. “A máquina é intuitiva, fácil de operar e muito prática”, destaca. A New Holland 9050L está equipada com o sistema de agitação SDC, que, segundo os especialistas deste tipo de produto da New Holland, João Palmar e Juan Marugán, “é simultaneamente suave e enérgico, libertando as uvas sem danificar as plantas”. O sistema de recolha, com duas rodas de cesto, garante uma colheita sem perdas, vedando perfeitamente a zona de colheita para evitar que as uvas caiam ao solo. O sistema de limpeza, que inclui dois extratores, assegura que as uvas chegam à tremonha com uma percentagem mínima de impurezas, resultando numa colheita de alta qualidade.
Juan Marugán acrescenta: “As máquinas da série 9000L, como a New Holland 9050L, são concebidas para fornecer um elevado rendimento, permitindo ao viticultor vindimar mais hectares por dia e colher as uvas na altura certa para obter a melhor qualidade possível.”

Automotriz vs Rebocada: a melhor solução para cada caso
A escolha entre uma máquina automotriz e uma rebocada depende de vários fatores, como o tipo de terreno, as necessidades da exploração e a disponibilidade de outros equipamentos. Cristiano Branco viu na New Holland 9050L a solução ideal para a sua vinha, pela eficiência que permite em termos de tempo e recursos. “Vai permitir prestar serviços a outros viticultores e ainda garantir uma gestão mais eficiente do trabalho na nossa exploração”, explica.
Para outras explorações, as máquinas rebocadas podem ser uma opção viável, mas, neste caso, a automotriz mostrou-se a escolha mais adequada. Como refere Juan Marugán, “esta série de máquinas oferece características tecnológicas avançadas, como a marcação de linhas trabalhadas via GPS, permitindo trabalhar à noite ou em condições de baixa visibilidade. Além disso, a conetividade da máquina permite controlar remotamente a operação de várias unidades, algo especialmente útil para empresas de serviços de vindima.”

Apoio local do concessionário NCN
A proximidade do concessionário NCN também foi um fator relevante na decisão de compra. António elogia o apoio recebido durante o processo de aquisição e está confiante de que a assistência técnica vai acompanhar o desempenho da máquina ao longo do tempo. “A venda correu muito bem, e acredito que a assistência irá evoluir de forma igualmente positiva”, afirma.

Perspetivas para o futuro
Com a nova máquina automotriz New Holland 9050L, António José Nunes Branco e o seu filho Cristiano estão preparados para enfrentar o futuro da viticultura com maior eficiência e qualidade. A adoção desta tecnologia reflete uma tendência crescente no setor: a busca por soluções que otimizem o trabalho, preservem a qualidade das colheitas e proporcionem maior flexibilidade ao viticultor.
Juan Marugán conclui: “Com a entrega deste modelo, a New Holland oferece uma solução que responde às principais necessidades do setor da uva. A produtividade, eficiência no consumo de combustível e a qualidade de colheita inigualável fazem da 9050L uma escolha acertada para os viticultores que procuram maximizar o rendimento da sua colheita.”

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos