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Jan/Dez 2023: ano fecha com quebra de 9% no mercado de tratores

16/01/2024

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Jan/Dez 2023: ano fecha com quebra de 9% no mercado de tratores

Tratores

O mercado de tratores voltou a cair em 2023. Depois de em 2022 as matriculações terem caído 3% face a 2021, em 2023 a tendência acentuou-se. De 5.818 unidades matriculadas em 2022 passou para 5.313 em 2023. Ainda assim, e olhando à evolução ao longo do ano, a quebra acaba por não ser tão profunda como se chegou a verificar: em março as matriculações caíram 30% face a março de 2022, em maio 29%, em agosto 22%, e em outubro 19%. A Solis fecha o ano como a marca com mais unidades matriculadas (712) e com o modelo mais vendido: o Solis 26 9+9 M5.



Nota: *a discrepância dos números apresentados em janeiro de 2022 e janeiro de 2023 é da exclusiva responsabilidade da entidade emissora (IMT). Tentámos apurar o motivo até à publicação deste artigo mas não conseguimos obter uma resposta em tempo útil.


Abaixo dos 50 cv
Analisando segmento a segmento de potência, os tratores com 50 cv ou menos representam 44% do mercado (2 345 unidades), quando em 2022 representavam 38% (2 207 unidades). A Solis teve 663 tratores matriculados neste segmento, o que representa 28% da quota do segmento - um aumento face aos 22% em 2022). A Kubota matriculou 260 tratores, e a Kioti 193.

51 a 120 cv
O segmento dos tratores de 51 a 120 cv representa 46% do mercado (2 434 unidades), quando em 2022 representava 52% (2 993). A New Holland com 492 tratores matriculados obteve 20% da quota do segmento - o mesmo que em 2022). A Deutz Fahr registou 340 tratores, e a John Deere 237. Destaque para as marcas do Grupo SDF (Deutz-Fahr, Same, Lamborghini e Hürlimann – que em Portugal é representada pela Moviter – que totalizaram 804 unidades neste segmento de potência (33%).

Acima de 120 cv
Finalmente, o segmento dos tratores com mais de 120 cv representa 10% do mercado (534 unidades – 407 entre os 121 e os 200 cv e 127 acima dos 200 cv). Esta quota de 10% é a mesma de 2022, mas o número de unidades e a distribuição diferem: num total de 559 unidades, 469 entre os 121 e os 200 cv e 90 acima de 200 cv). Dos 121 aos 200 cv, a John Deere matriculou 156 tratores (38% da quota do segmento - tinha 43% em 2022), a Valtra 47, e a Fendt 43. Nota ainda para o aumento do número de matrículas de tratores com mais de 200 cv (90 em 2022 e 127 em 2023), num segmento onde a John Deere matriculou 41 tratores (32% da quota do segmento), a Valtra 36 – mais 17 tratores matriculados acima dos 200 cv do que em 2022 -, e a Fendt 15).

Reboques: 

Mercado cai 13%
O mercado dos reboques registou uma quebra de 13% (1 451 unidades face às 1 666 em 2022), mantendo-se a tendência do ano anterior (-10%). No total, foram menos 215 unidades matriculadas. A evolução da situação ao longo do ano foi-se deteriorando: em março a quebra era de 6% face a março de 2022, em maio 4%, em agosto 11%, e em outubro 12%. A Galucho terminou com 326 unidades matriculadas, menos 55 do que em 2022 mas mantendo a quota de mercado (22%). A Rates e a Joper destacam-se pelo aumento do número de matrículas (mais 43 e 18 respetivamente).

Mercado de ATV’s e UTV’s continua a crescer

As matrículas de ATV subiram 1,5% face ao ano anterior, passando de 1 628 para 1 653. Em março de 2023 a quebra era de 3% face a março de 2022, em maio verificava-se um crescimento de 7%, em agosto voltou a quebrar para 2% face ao período homólogo do ano anterior, e em outubro voltou a aumentar 3% face a outubro de 2022. A marca com mais matriculações efetuadas foi a CF Moto, com 556 (34% da quota de mercado).

O mercado de UTV continua a crescer e em 2023 foram registadas 686 matrículas (tinham sido 527 em 2022), um aumento de 30%. Em março o aumento era de 54% face a março de 2022, em maio de 35%, em agosto 29%, e em outubro 29%. A marca mais matriculada foi a CF Moto com 221 (32% da quota de mercado).


 

Barómetro de negócios da Associação Europeia de Maquinaria Agrícola (CEMA)
Dezembro de 2023 – Clima empresarial em recessão profunda

O índice geral do clima empresarial para a indústria de maquinaria agrícola na Europa continuou a descer e atingiu o território da recessão profunda. Em dezembro, o índice desceu de -40 pontos para -48 pontos (numa escala de -100 a +100). Mais uma vez, mais de metade dos participantes no inquérito considera que a atual situação empresarial é desfavorável e dois terços preveem que o seu volume de negócios diminua nos próximos seis meses.

Por outro lado, embora os níveis de confiança para todos os mercados europeus permaneçam negativos, o mesmo indicador mostra ligeiras melhorias. Os fabricantes são possivelmente encorajados pelo facto de as encomendas recebidas da Europa terem aumentado ligeiramente no mês passado. Em qualquer caso, os fabricantes não estão demasiado pessimistas em relação ao ano 2024. Os inquiridos esperam que o volume de negócios das suas empresas diminua ligeiramente (-5% na mediana e -2% na média aritmética).

Consulte a versão completa com a análise de alguns dos principais atores do mercado na próxima edição da revista abolsamia (março 2024).

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