Notícias

Feiras e Eventos

Jopauto e Clemens - Volta a Portugal 2024

17/07/2024

Partilhe:

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

Pequeno em tamanho, enorme em diversidade. É assim que a Jopauto define as características do território nacional. Diversidade essa que se traduz numa variedade de culturas e de formas de cultivar, de tipos de solos e de climas. Consciente dos desafios que estas diferenças criam para os agricultores, a Jopauto e a Clemens criaram demo-tours que levam ao campo a multitude de soluções que a fabricante alemã oferece, nomeadamente no segmento dos entre-cepas e das máquinas de controlo de folhagem. A iniciativa, que já decorre há cinco anos, ganhou em 2024 um novo alento, alargando o raio de ação a quase todo o território nacional continental, excetuando a região do Algarve. Assim, a batizada “Volta a Portugal 2024 – Jopauto e Clemens” começou na região Oeste, seguiu para a península de Setubal, passou pelo Alentejo, dirigiu-se à zona de Almeirim e Santarém, foi até à Bairrada e ao Minho e terminou em “casa” da Jopauto, no Douro, a maior região vitivinícola do país com 44 mil hectares de vinha.

Para a Clemens, esta iniciativa não se cinge a uma ação de marketing direto, tem, também ela, um âmbito mais alargado, já que Portugal é, pelas suas características, uma espécie de “balão de ensaios” para novas soluções técnicas do construtor alemão.

Para os agricultores e operadores agrícolas, esta iniciativa reveste-se de especial importância porque permite ver as máquinas e as soluções tecnológicas em ação, fora do âmbito das feiras ou dos showrooms, no campo e em condições similares às que eles próprios enfrentam.
 

Entre-cepas Radius SL Plus
Respeitando o princípio da construção e design modular da Clemens, as máquinas entre-cepas em ação estavam montadas num quadro SB2. Este foi desenvolvido para acoplar os Radius D, SL PLUS e o Multiclean. O SB2 pode ser montado na frente ou na traseira e apresenta larguras de trabalho de 1.740 mm a 3.200 mm. O ajuste da largura da linha é efetuado hidraulicamente.

Feita esta introdução, o SL Plus representa uma nova geração de equipamento de deservagem mecânica de duplo efeito. Este equipamento pode trabalhar com lâmina e rotofresa ou só com a lâmina. Esta solução bipartida permite passar só com a rotofresa e, por exemplo, na primavera, fazer uma passagem mais rápida (5/6 km/h) só com a lâmina. Trabalhando só com a lâmina e com uma meia aiveca também é possível fazer trabalhos diferentes ao nível do solo.

Em relação à necessidade de óleo, cada lâmina exige entre 7 e 10 litros. Como a necessidade de óleo é baixa, podemos operar este SL Plus com tratores mais pequenos. Além dos discos, o SL Plus também pode ser montado com dentes escarificadores.
Outro detalhe comum a todos os modelos Radius D e SL/SL Plus é a facilidade de ajuste da haste do sensor.

 

Controlo de folhagem
Nesta demo-tour, a Jopauto optou por ter máquinas em ação e uma espécie de exposição itinerante. Estas eram, maioritariamente, máquinas para controlo de folhagem, com destaque para as despontadoras, para as desfolhadoras e para uma amparadora. Esta última, uma amparadora Easyfix, conta com dois tapetes rolantes que utilizam um sistema de fio que é puxado e é clipado com clips que são biodegradáveis (ao fim de um ano). O que ainda não existe no mercado é fio biodegradável pelo que, no fim da campanha, terá sempre de o retirar. A vantagem dos clips da Clemens é que, em vez de ser uma espécie de agrafo, apresentam uma forma de anzol que permite ao fio correr e ser puxado desde o início do bardo.

Já a desfolhadora de sucção e corte, inclui uma turbina que puxa a folha e uma lâmina na frente que corta as que estão a mais. A desfolhadora da Clemens pode ser montada em dupla ou movida da direita para a esquerda na frente do trator. Está equipada com um sistema hidráulico com sensor de pressão que evita danos na vinha.

Também merecia destaque a despontadora dupla de facas Vision View. A gama Clemens de despontadoras tem versões mais simples e mais complexas, com despontadoras em U que trabalham em offset, duplas que fazem duas linhas, com mais ou menos facas, com ondulações hidráulicas, no fundo, todo um portfólio de componentes. Mesmo no controlo e tratamento da folha, a marca alemã tem uma abordagem modular à construção e ao design. Ou seja, o mesmo suporte trabalha com todas as máquinas e com todos os equipamentos.
 

Finger Hoe e Finger Roller
Na zona Oeste tivemos oportunidade de assistir à demonstração de uma combinação dos acessórios Finger Hoe e Finger Roller a trabalhar num pomar de pêra rocha. Estes destinam-se a operações de sacha e foram concebidos para operarem em conjunto no mesmo quadro modular.

Graças aos dois discos recortados de diâmetro diferenciado, o Finger Roller faz mobilização homogénea mesmo em terrenos inclinados, não deixando um canal de água formado, o que tenderia a acentuar a erosão. Para adaptação a diferentes condições, o Finger Roller comporta uma regulação integrada do ângulo. O próprio ângulo exterior também pode ser alterado sem problemas, reinserindo os pinos de bloqueio.

Já o Finger Hoe destina-se a remover o solo e as infestantes junto à videira. Sendo os vértices da estrela num material flexível tipo borracha, este acessório é especialmente adequado para plantações jovens ou de caule irregular. O Finger Hoe trabalha diretamente à volta da planta para remover o solo e as ervas daninhas. A sua utilização isolada, sem a passagem prévia ou simultânea do Finger Roller, só é aconselhada em solos soltos ou arenosos. Ambos os acessórios podem ser aplicados em quadros da Clemens (como o SB2) na frente do trator, mesmo em modelos que não disponham de elevador frontal.

 

-ler-mais-

Esta “Volta a Portugal 2024” da Jopauto juntou dezenas de agricultores e operadores agrícolas para verem em ação, no campo, as máquinas da Clemens
Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos