Notícias

Produto

O que procuram os agricultores num pneu agrícola?

10/10/2024

Partilhe:

De acordo com as conclusões do estudo “Agricultura em Transição”, conduzido pela Continental e pelo instituto de pesquisa de mercado Innofact AG (ver caixa), a agricultura enfrenta três grandes desafios: garantir a segurança alimentar a longo prazo, estabilizar economicamente as comunidades rurais e combater as alterações climáticas. Tais reptos colocam problemas práticos aos agricultores.
Além destes, os agricultores enfrentam uma pressão crescente. O aumento dos custos operacionais, particularmente devido à subida dos preços dos produtos químicos agrícolas e dos combustíveis, coloca um grande peso nos seus orçamentos. Ao mesmo tempo, os consumidores e os retalhistas exigem padrões mais elevados em termos de qualidade dos produtos, sustentabilidade e rastreabilidade, o que requer investimento adicional em tecnologias e processos. A necessidade de cultivar grandes áreas em períodos cada vez mais curtos também leva à pressão por maior eficiência. Assim, o estudo conclui que os agricultores dependem e desejam o apoio dos fabricantes de equipamento agrícola nesta área, e a Continental apresentou as suas soluções.

Um pneu que dure
A longevidade e a fiabilidade do equipamento são essenciais para lidar com os desafios diários e as condições imprevisíveis do trabalho agrícola. Segundo o estudo da Continental, e focando apenas no que à sua área de atuação diz respeito, a durabilidade dos pneus agrícolas é o fator mais importante para 62% dos agricultores. Além disso, 68% destacam a importância da qualidade e disponibilidade dos produtos, e 64% prestam especial atenção à qualidade das tecnologias ao fazer investimentos. Neste ponto, a fabricante alemã destacou as suas tecnologias “Bead”, em que o talão é constituído por uma única peça de fio de aço, e “d.fine” que, com mais cinco por cento de área de superfície de bloco em comparação com os pneus normais, oferece uma melhor aderência e uma vida útil mais longa, tornando a utilização no terreno mais eficiente e económica.

O barato que sai caro
O estudo revela que 72% dos agricultores sentem a pressão dos custos crescentes, especialmente com energia, fertilizantes e pessoal. No entanto, a sustentabilidade (financeira ou ambiental) não se trata apenas de custos iniciais. O conceito de “custo total de propriedade” (TCO) considera também os custos operacionais e de manutenção. Neste ponto, os responsáveis da marca recordaram que, embora os pneus premium da Continental possam ter um preço inicial superior, a sua durabilidade e menor necessidade de reparação garantem economias significativas a longo prazo.
Tecnologias como a “N.flex”, que conferem maior flexibilidade aos pneus, ajudam a reduzir o tempo de inatividade, aumentar a vida útil e, consequentemente, melhorar a eficiência dos pneus agrícolas, compensando assim o maior investimento inicial.

Proteção do solo
A proteção do solo é um pilar da agricultura sustentável. Segundo o estudo, 69% dos agricultores consideram a qualidade do solo essencial, com muitos a darem prioridade a máquinas que minimizam a compactação do mesmo. A tecnologia VF da Continental permite uma redução de até 40% na pressão dos pneus, o que diminui significativamente a compactação do solo e protege a qualidade das colheitas. Estas inovações estão presentes nos pneus VF TractorMaster, VF TractorMaster Hybrid e VF CombineMaster.

Fabricados em Portugal
Todas as soluções acima mencionadas são incorporadas nos pneus, muitos deles fabricados na fábrica de pneus em Lousado, que iniciou as suas operações em 1990. Em 2017, e após uma interrupção de 13 anos, a Continental voltou a entrar no negócio agrícola. Com um investimento de 49,9 milhões de euros em 2017, a nave industrial de produção de pneus agrícolas foi construída em menos de dois anos. Atualmente, a fábrica de Lousado produz pneus para automóveis ligeiros e veículos todo-o-terreno, incluindo pneus agrícolas, portuários e de terraplanagem. A fábrica contempla, ainda, um centro de investigação e desenvolvimento e um centro de avaliação dedicado a testes contínuos de qualidade.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos