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Resultados Financeiros: embalo de 2021 ainda se faz sentir

19/10/2022

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Primeiro semestre de 2022 com aumentos significativos
Depois de um “2021 para recordar”, o Grupo Carraro manteve o ritmo na primeira metade de 2022: o EBITDA (lucro antes de impostos) cresceu 7,9% e chegou aos 26,1 milhões de euros em relação ao mesmo período de 2021, enquanto o volume de negócios cresceu até aos 369,3 milhões de euros, registando subida de 19,1%. Referindo que “a guerra na Ucrânia não teve consequências significativas para as vendas”, Enrico Carraro, líder do Grupo Carraro, salientou, ainda assim, a “incerteza” que permanece quanto ao impacto do conflito a nível mundial. Mas a análise a 2022, inicialmente previsto como um ano positivo, foi feita com um sorriso nos lábios. “No primeiro semestre de 2022, os resultados são muito positivos, com o volume de negócios e o EBITDA a crescerem em absoluto, apesar do aumento de preços de matérias-primas, custos da energia e outros fatores económicos a nível global terem influenciado a conjuntura macroeconómica”, disse o responsável, que antevê “um bom segundo semestre” apesar da “incerteza que o Mundo deve atravessar.”

Tornar possível o que parecia impossível
O Grupo Andreas Stihl congratulou-se com uma receita recorde de 5,06 mil milhões de euros em 2021, números que, excluindo os efeitos cambiais, significam um aumento de 12,3% em relação ao ano fiscal anterior. Foi a maior receita de sempre, apesar das condicionantes vividas no ano passado: escassez de matérias-primas ou a interrupção global das cadeias de abastecimento. “Superámos as nossas expetativas em 2021. Não só alcançámos novos recordes em vendas e produção como também ultrapassámos a marca de 5 mil milhões de euros em receitas pela primeira vez nos nossos 96 anos de história, apesar das circunstâncias extremamente desafiantes”, disse Michael Traub, líder do Conselho Executivo da Stihl, acrescentando: “Os novos recordes de receita, vendas e produção em 2021 são prova do excelente desempenho da equipa da Stihl. Eles tornaram possível o impossível.” Refira-se ainda que a Stihl Portugal revelou, num encontro de concessionários realizado no Évora Hotel, um crescimento de 11% em 2021.

CEO fala em empresa “mais forte do que nunca”
Após um 2021 marcado pelos melhores resultados financeiros de sempre, a Trelleborg continua o ritmo ascendente. Provas disso são as subidas no primeiro semestre de 2022: +21% em vendas líquidas (em comparação com o período homólogo de 2021) e +34% no lucro líquido do fabricante, tendo este último sido o mais alto de sempre num só semestre. “O desenvolvimento foi melhor do que o esperado, especialmente no segundo trimestre. O preço das matérias-primas, energia e transportes continua a subir e fomos afetados por novas interrupções na China devido à Covid-19. A subida do lucro foi efeito do aumento de volume nas nossas áreas de negócio, aliado ao controle de custos e boa disciplina de preços. É a prova de que o nosso modelo funciona muito bem, deixando a Trelleborg mais forte do que nunca. A guerra na Ucrânia, a falta de transporte e a seca em vários países têm sido desafios gigantes. Mas o nosso negócio de pneus mostrou, mais uma vez, a sua força”, explicou Peter Nilsson, CEO do fabricante sueco, sem deixar de alertar para “o horizonte de incerteza” que o segundo semestre apresenta.

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