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Soluções para reduzir a compactação do solo

12/12/2024

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A compactação do solo: um problema crescente na agricultura
os últimos 10 anos, estima-se que mais de 20% das culturas tenham sido perdidas devido à compactação do solo. Este problema, causado pela pressão exercida sobre o solo, resulta em terras menos produtivas e em maiores custos para os agricultores. “Uma planta que cresça num solo compactado não conseguirá obter todos os nutrientes de que necessita”, alertou Miguel Melo, Responsável Comercial da S. José Pneus, durante a sua apresentação.
A compactação dificulta o desenvolvimento das raízes, reduzindo a absorção de água e nutrientes, e aumenta o risco de erosão. Além disso, os agricultores precisam de usar mais potência nas operações de mobilização, resultando em maiores consumos de combustível e desgaste das máquinas. “Limitar a compactação é essencial para maximizar o rendimento por hectare e preservar a qualidade do solo”, reforçou o Responsável Comercial.

As causas da compactação dos solos
A compactação do solo pode ser causada por diversos fatores, como as condições naturais do clima e do solo, a carga exercida por animais no pastoreio e, claro, pelas máquinas agrícolas. Estas, indispensáveis para o trabalho diário do agricultor, têm um impacto direto na compactação, mas a escolha de pneus adequados pode fazer uma grande diferença.

Como os pneus podem reduzir a compactação?
De acordo com Miguel Melo, “a compactação do solo está relacionada com a distância entre as partículas que formam o solo. Quanto mais compactado, menor é a porosidade, o que reduz a capacidade de drenagem e o arejamento do solo.” A carga exercida pelo trator ou outra máquina agrícola sobre o pneu é a principal responsável pela compactação. A solução? Aumentar a área de contacto do pneu com o solo, através da redução da pressão do pneu.
“O exemplo que gosto de utilizar é o de estarmos apoiados apenas num pé, colocando todo o peso numa superfície pequena, ou apoiados nos dois pés, distribuindo o peso e diminuindo a pressão sobre o solo”, explicou.

As soluções da BKT: Tecnologias IF e VF
A BKT, em contacto constante com os agricultores, desenvolveu duas tecnologias inovadoras para pneus de baixa pressão: a tecnologia IF (Improved Flexion) e a VF (Very High Flexion). Ambas têm como objetivo reduzir a compactação, mas a VF destaca-se por permitir transportar 40% mais carga com a mesma pressão de ar do que um pneu standard.
O modelo Agrimax V-Flecto, equipado com tecnologia VF, é ideal para tratores de alta potência, permitindo também uma condução a velocidades de até 65 km/h em estrada. “Com maior tração, conseguimos poupar combustível e tempo de trabalho, aumentando a produtividade da exploração agrícola”, sublinhou o Responsável Comercial.

Vantagens da tecnologia VF
Os pneus VF são uma evolução da tecnologia IF e foram desenvolvidos para suportar baixas pressões sem comprometer a resistência e durabilidade. Segundo Miguel Melo, estes pneus podem durar até 10% mais do que os equivalentes convencionais. Além disso, ao necessitarem de menos pressão, oferecem uma pegada maior, o que reduz a compactação do solo e promove a sua preservação.
“A tecnologia VF apresenta vantagens claras quando comparada com outros tipos de pneus. São robustos e foram concebidos com reforços específicos para suportar pressões baixas”, destacou.

Será que deve optar por pneus VF no seu trator?
Segundo Miguel Melo, depende das necessidades e operações de cada agricultor. Fatores como o tipo de trabalho, as condições do terreno e o transporte devem ser considerados na escolha do pneu ideal. “Não devemos olhar apenas para o preço do pneu, mas para o impacto que terá nas nossas culturas e no futuro da nossa terra”, aconselhou.
Com a tecnologia Agrimax V-Flecto, os agricultores podem beneficiar de uma menor compactação do solo, maior capacidade de carga e uma tração superior, o que resulta em poupança de combustível e maior produtividade. No entanto, cada exploração agrícola é única, e a escolha do pneu certo deve ser feita com base nas especificidades de cada caso.
“Resumindo, não existe uma solução universal para todos os agricultores. Cada caso é um caso, e escolher o pneu adequado pode ser um verdadeiro desafio. Não hesite em pedir a opinião de especialistas”, concluiu o Responsável Comercial da S. José Pneus.

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