Notícias

Tractor of the Year®

TOTY distingue 4 modelos de um lote de 16 finalistas

20/12/2022

Partilhe:

Cada edição do TOTY gera a sua dose de suspense. Com um lote diversificado de candidatos em três das quatro categorias em disputa, a edição do Tractor of the Year 2023 não estava para se fazer apostas.


16 candidatos a bordo da competição

Provenientes de treze diferentes fabricantes, o número total de candidatos foi de dezasseis. Na categoria Melhor Utilitário, com um número reduzido de candidatos, de apenas três, e com um gap tecnológico algo assinalável a existir entre eles, o trabalho de avaliação do júri estava facilitado à partida.

Na categoria Melhor Especializado, o lote de candidatos era mais extenso, com um total de oito tratores a disputarem a distinção. Destinados a diferentes perfis de agricultura especializada, não era óbvio quem sairia vencedor. O mesmo acontecia na categoria principal, reservada aos tratores para Campo Aberto. Apesar de o número de finalistas ser de apenas cinco, a tarefa de avaliação não estava facilitada porque, como é habitual neste segmento de potência, cada um dos modelos comporta argumentos muito fortes.

Por fim, à categoria Mais Sustentável (Sustainable TOTY) concorrem todos os modelos finalistas mas existe uma natural e forte tendência para ser um dos modelos de campo aberto a sair vencedor. Isso voltou a acontecer, o que se explica pela oferta de soluções tecnológicas de vanguarda que está presente nos tratores destinados a este ramo da agricultura.  

De regresso ao campo

O presente ano representou o regresso aos eventos presenciais e aos testes em campo organizados pelos fabricantes. Voltámos a calçar as botas e a pôr as mãos no volante, tendo sido possível obter um contacto direto com vários modelos candidatos e com as equipas de especialistas que foram responsáveis pelo seu desenvolvimento.

A Fendt começou por dedicar aos elementos do júri um evento exclusivo realizado à margem da sua Press Conference de julho, realizada na Alemanha. O evento que se seguiu foi organizado pela Basak, na Turquia, onde este fabricante recebeu a equipa do TOTY com uma organização ao nível do que é habitual nas marcas de maior notoriedade.

Rumámos depois a Itália, onde participámos numa sessão de teste em campo para a qual a New Holland mobilizou algumas unidades dos seus modelos candidatos e também uma vasta equipa constituída pelos seus principais especialistas de produto. O Reino Unido foi o destino que se seguiu, para testarmos várias unidades do JCB Fastrac, em diferentes cenários de trabalho. Daí, novamente para Itália, fomos conhecer o modelo candidato da BCS e, numa ponte com outro fabricante deste país, o modelo candidato da Antonio Carraro. No mesmo dia em que decorria o evento da BCS, Portugal estava também no roteiro dos Testes em Campo, com uma sessão da Valtra a ter lugar em Alpiarça, onde naturalmente também estivemos presentes para uma jornada de trabalho. O último dos Testes em Campo para o TOTY 2023 foi organizado pela Argo Tractors na Alemanha, onde tivemos contacto com um modelo finalista da McCormick e outro da Landini.

A Rigitrac, a Massey Ferguson, a Claas e a John Deere não organizaram sessões presenciais de contacto com os seus candidatos mas forneceram ao júri a informação técnica solicitada e um vídeo detalhado onde foram expostas em detalhe as características dos seus modelos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos