Notícias

Feiras e Eventos

Uma iniciativa que já colhe os seus louros

21/07/2023

Partilhe:

No passado dia 18 de maio realizou-se, em Salvaterra de Magos, a 1ª edição do Open Day da Batata, projeto pioneiro em Portugal idealizado e concretizado pelo Grupo Pelarigo. O evento atraiu mais de 200 pessoas e reuniu representantes da Grimme e da Kubota – marcas de máquinas agrícolas representadas pela empresa de Bruno Pelarigo – entre outras entidades ligadas à produção, como a PorBatata ou o COTHN. O certame foi montado em frente à Estrada Nacional 118 e a afluência de interessados em temas como Soluções técnicas na cultura da batata, Campanha da batata portuguesa 2023 ou Perspetivas da produção nacional foi grande.

Veja o nosso arquivo fotográfico

Especialista nos fatores de produção, a Pelarigo está, segundo o CEO Bruno Pelarigo, “cada vez mais ligada a todo o ciclo das necessidades profissionais”, que inclui também a maquinaria necessária para poder oferecer aos agricultores da zona e restantes clientes o conjunto de soluções “de forma que estes consigam produzir mais com menos”.

A Grimme SV260, colhedora rebocada de 2 linhas, apta para a cultura da batata, cenoura, entre outras, foi uma das novidades apresentadas no evento


Nova dinâmica
No caso da Grimme, a Pelarigo passou a representar a marca alemã em Portugal e adotou uma estratégia diferente da seguida até então. “Procurámos dar-lhe uma nova dinâmica, focando-nos num aspeto ao qual devemos dar muita atenção: o timing do escoamento do produto. Temos áreas de batata onde, em certos momentos da campanha, o calor aperta e é crucial que tenhamos um tempo de colheita rápido para a batata não perder qualidade”, explicou Bruno Pelarigo, acrescentando: “Em razão disso, adquirimos e colocámos no mercado três máquinas, uma mais tradicional e duas novidades no nosso país: a SV260, que está preparada não só para a batata, mas também para outras culturas como a cenoura, que está cá em exposição; e a outra é a topo de gama da Grimme, a EVO 290, uma máquina com maior tegão, de 9 toneladas, o que irá permitir uma maior eficiência e rapidez na colheita para o agricultor.”

Presente no evento esteve também a RH, máquina que vai ao encontro das mudanças abordadas num debate em mesa-redonda realizado durante o evento: “Ouvimos neste Open Day que o mercado da batata está a sofrer uma transferência de mercado de exportação para indústria. Isto leva a que a batata não tenha de ser acondicionada no campo em sacos pequenos, passa-se a trabalhar com a batata a granel. A Grimme tem a solução ideal, a RH, que permite ao agricultor colher a batata, descarregá-la para uma banheira lateral, fazendo essa a descarga no bunker. Não é preciso parar para efetuar descargas.”

 


Konrad Broxtermann, representante da Grimme, mostrou-se agradado com o trabalho da equipa Pelarigo. “Vimos de 20 anos neste mercado, o nosso anterior importador fez um grande desenvolvimento da nossa marca. Mas tudo tem o seu tempo. Agora, a mentalidade é nova e a equipa Pelarigo tem feito crescer a nossa marca, mostra uma capacidade forte em mexer com o mercado. As vendas correspondem às expetativas e, nos próximos 5 anos, pretendemos desenvolver essa confiança dos agricultores, juntamente com a Pelarigo, com outras associações importantes como a PorBatata”, explicou.
 


Ter no cliente um amigo
Já no que toca à Kubota, Bruno Pelarigo considera que a sua empresa ajudou a dar à marca na região “a importância que ela tem.” “A Kubota tem feito um caminho no sentido de aumentar a potência. E aqui foi um juntar de sinergias, o agricultor precisa da Grimme mas também de um trator”, indicou o CEO da Pelarigo, fazendo depois uma avaliação positiva à sua representação da marca: “Os resultados são positivos pois, em dois anos de relação com a Kubota, já ultrapassámos as 30 matrículas. Está a ser tudo muito bem trabalhado, estamos a fazer o nosso caminho e temos aqui uma mais-valia: a nossa relação de proximidade com o agricultor. Nós não temos um cliente, temos um amigo.”
 


Caminho a percorrer
Um dos presentes no Open Day da Batata foi Bruno Pignatelli, Gerente da Tratores Ibéricos, que fez um balanço positivo do trabalho da Pelarigo com a Kubota. “Precisávamos de uma presença mais forte na zona do Ribatejo, onde estamos agora a estender os nossos braços comerciais. Os resultados estão dentro do previsto. Vejo a Pelarigo contente com a Kubota e precisamos de seguir em frente”, explicou Pignatelli. Por fim, o gerente da Tratores Ibéricos, que se fez acompanhar no evento do gestor comercial, Paulo Vieira, lembrou que a marca “tem uma gama cada vez mais completa, não só de tratores, mas também alfaias, e está a trabalhar no sentido de ter potências cada vez mais elevadas.”

Concessionário com Centro Tecnológico e de Inovação
Em conversa com abolsamia, Bruno Pelarigo foi questionado sobre a aposta da empresa na tecnologia e formação dada aos colaboradores. “A formação e a tecnologia são uma preocupação da Pelarigo e aproveito para dizer que adquirimos instalações para criar em Portugal o primeiro concessionário com um Centro Tecnológico e de Inovação de acompanhamento ao agricultor. Existem marcas de tratores mais lançadas nesse capítulo, mas nós, concessionários, que somos os últimos a entrar no mercado, temos garra para puxar pelas marcas, de forma a darem-nos mais valências, como é o caso da formação. Para podermos apresentar ao agricultor um serviço de excelência e de maior proximidade”, revelou.

Veja a galeria de imagens do 1º Open Day da Batata by Pelarigo

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos