Notícias

Notícia

Bons equipamentos otimizam recursos

17/07/2024

Partilhe:

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

Situada em Minhotães, povoação do Município de Barcelos, a Olivepereira é uma exploração agro-pecuária gerida pelos irmãos Jorge e Paulo Oliveira. Criada no final da década de 70 pelo pai dos atuais proprietários, a empresa, que só foi constituída como tal em 2000, tem passado por profundas alterações ao longo das últimas décadas. Em 2011 foram construídas duas naves adicionais e, já em 2019, assistiu a uma remodelação (ou revolução) generalizada.

Tendo na produção de leite a sua principal atividade, a Olivepereira possui um total de 520 animais, sendo que, nesta altura, estão cerca de 225 em lactação. A ordenha é feita em carrossel, quase sempre ao final da tarde.

Para alimentar o gado (e vender o excedente de milho em grão), a Olivepereira explora cerca de 75 hectares de milho (ou erva, quando é a época) e 18 hectares de luzerna. Em relação à silagem, esta é feita internamente, nos silos construídos para o efeito e que se encontram no interior da exploração.
O unifeed é composto, maioritariamente, por forragem como o milho, a luzerna e o azevém e também por concentrado.  Segundo Paulo Oliveira, “trabalhamos com 3,5 kg de ração, bem menos do que algumas das outras 9 vacarias na zona. Essa é, desde logo, uma vantagem competitiva”, aponta o nosso anfitrião. 

Aposta no parque de máquinas
Mas a gestão imposta pelos irmãos Oliveira é inovadora em vários outros aspetos, a começar desde logo pela mentalidade adotada e pelo parque de máquinas, com uma aposta clara em produtos de qualidade e com destaque para as soluções da Herculano. Para Paulo Oliveira, “nós não conseguimos controlar o preço de venda, que irá sempre oscilar, mas podemos (e devemos) baixar os custos de produção, otimizar recursos e monitorizar em permanência as possíveis perdas de eficiência para as eliminar ou, pelo menos, reduzir. Só assim conseguimos aumentar as nossas margens e tornar a exploração realmente rentável”.

Mesmo a debater-se com o problema da falta de mão de obra (na empresa há quatro operadores de máquinas: os dois irmãos e dois funcionários), a Olivepereira não recorre a prestação de serviços. “Tudo é feito em casa e com máquinas próprias. Apostamos sempre em maquinaria e alfaias de qualidade e com a adição de alguns elementos tecnológicos. É mais barato recorrer à prestação de serviços? Sim, sabemos que é, mas nós trabalhamos com janelas de oportunidade muito pequenas, e que são comuns a outras explorações das redondezas, e os prestadores de serviços não conseguem dar vazão. Preferimos sermos nós a controlar todo o processo e recorrer às soluções que temos no seio da própria empresa”. Daí a aposta da Olivepereira num parque de máquinas que inclui, entre outros, nove tratores (dois deles Kubota), três monocoques Herculano (HMB 18000 RG), um espalhador de estrume (HAP12) e duas cisternas também da Herculano (CH 22000 RG e a CH 20000), tudo máquinas comercializadas e assistidas pela Reptractor.
Uma curiosidade são os dois tratores International, com quase cinco décadas, que ainda são utilizados diariamente nas vacarias, “um para encostar comida e outro para limpar o chão”.

Soluções modernas e fiáveis
Para Paulo Oliveira, este investimento significativo em máquinas e tecnologia é mais uma forma de contornar a falta de pessoal, de tentar otimizar os recursos disponíveis e o tempo. “Tivemos mesmo de apostar em máquinas boas, grandes e tecnologicamente evoluídas. Temos falta de pessoas e de tempo, se pudermos fazer tudo com uma máquina e numa só passagem, melhor”. E porquê a Herculano? “Esta relação com a Reptractor e com a marca Herculano, já vem dos tempos do meu pai, mas ganhou um novo ímpeto comigo e com o meu irmão. Como referi, nós valorizamos acima de tudo a qualidade e a fiabilidade. Por isso optámos por uma marca que, na minha opinião, oferece a melhor relação preço/qualidade do mercado. Além disso, nós só compramos máquinas novas, até para usufruir dos períodos de garantia, de condições de financiamento mais favoráveis e da certeza de que estamos sempre atualizados em termos de tecnologia, mas queremos uma assistência pronta e um apoio permanente. Essa é outra das vantagens de trabalhar com uma marca portuguesa como a Herculano e com um representante como a Reptractor, é que eles ouvem o cliente, estão atentos às suas necessidades e podem adotar rapidamente soluções que vão ao encontro das mesmas. Eu, por exemplo, recebo muitas visitas deles para saber se está tudo bem. Isto é reconfortante e dá-nos uma garantia de proximidade. Já tivemos cisternas de outras marcas, mas agora estamos plenamente satisfeitos com a qualidade geral da nova CH de 22 000 litros e a de 20 000 litros”.

Estas são cisternas com eixos autodirecionais e já com inversor hidráulico na bomba. Além disso, contam com lança com suspensão de mola, regulável em altura, com argolão flangeado giratório Scharmuller®, porta traseira autoclave para limpeza e anteparas interiores anti balanço.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos