Notícias

Produto

Uma tecnologia para tornar a vinha mais resistente

20/12/2023

Partilhe:

UMA TECNOLOGIA DESENVOLVIDA PELA INVESTIGAÇÃO FRANCESA
UV Boosting é o resultado de uma colaboração entre a Universidade de Avignon e a Venture Builder Technofounders. Depois de descobrirem que os flashes UV-C aumentam a resistência das plantas a vários agentes patogénicos, os investigadores da Universidade de Avignon, Laurent Urban e Jawad Aarrouf, registaram a sua primeira patente em 2015. Em 2016, juntaram forças com Yves Matton, cofundador da Technofounders, para criar a UV Boosting.

EQUIPAMENTO PARA PROTEÇÃO DAS CULTURAS POR ESTIMULAÇÃO UV
A inovadora tecnologia UV Boosting utiliza raios UV-C para estimular as defesas naturais das plantas. A exposição à radiação UV-C tem por objetivo induzir na planta um sinal temporário. A planta reage a este sinal produzindo compostos de defesa naturais, nomeadamente, metabolitos secundários tais como os estilbenos (ex: resveratrol e piceatanol) e ácido salicílico, reagindo a planta de uma forma mais rápida e eficaz às agressões. Ao ativar este mecanismo preventivamente, as plantas tornam-se mais resistentes aos danos causados por agentes patogénicos, geadas, stress hídrico, etc. O equipamento desenvolvido pela UV Boosting permite à agricultura reduzir a sua dependência dos produtos fitossanitários e resistir melhor aos danos causados pelas alterações climáticas.

PRIMEIRO NA VINHA, NO FUTURO EM VÁRIAS CULTURAS
Após ter comercializado a sua gama de produtos para a vinha em 2020, com uma centena de utilizadores e equipamentos implantados em mais de 8 países, a UV Boosting continua a conceber novos equipamentos para novas culturas: morangos, maçãs, relva, etc.

UMA TECNOLOGIA ADAPTADA A TODAS AS VINHAS
A UV Boosting desenvolveu ferramentas fáceis de utilizar para todos os tipos de vinhas e todos os tipos de programas de proteção (convencional, biológico, etc.). De acordo com o fabricante, as vinhas estimuladas pelos seus equipamentos são mais resistentes aos stresses abióticos (geada, stress hídrico, etc.) e às doenças fúngicas (míldio, oídio, etc.), o que permite reduzir a utilização de fungicidas. O equipamento UV Boosting é adequado para tratores de rastos e de rodas, e é alimentado pela tomada de força do trator. Podem ser adaptados a uma vasta gama de espaçamentos entre linhas, alturas e espessuras de folhagem. Ao contrário dos fungicidas convencionais, o processo não é afetado pela chuva ou pelo vento. Assim, as aplicações podem ser feitas a qualquer momento, garantindo uma proteção ótima, independentemente das condições meteorológicas. A marca recomenda entre 3 e 6 passagens por ano a 4 km/h de velocidade de trabalho.

DEMONSTRAÇÕES EM PORTUGAL
O modelo Helios Vigne esteve no nosso país, por iniciativa da Jopauto, representante da marca em Portugal, tendo realizado apresentações da tecnologia na Symington, Aveleda, Adega Luis Pato, e contado com a presença de outras importantes casas como as Caves Aliança ou Esporão, na Fundação da Casa de Mateus, com a presença dos alunos do mestrado de viticultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e na Sogrape, primeira empresa portuguesa a utilizar a tecnologia UV Boosting, após ter concluído a aquisição de uma máquina que será entregue no início em 2024. Nesta última localização, esteve presente a ADVID/COLAB**, que elaborou um relatório técnico que chegou às seguintes conclusões sobre a tecnologia UVBoosting:


• Segundo resultados obtidos na empresa Domaine Dopff au Moulin, Alsace, registaram-se aumentos de rendimento de 17 %. Ainda e segundo resultados obtidos em Weldan, Veneto, citamos: “No final da temporada, atingimos a nossa meta de redução de cobre em 40%”.
• O facto de ser inofensiva para a maioria dos organismos auxiliares e de não ter impacto nos biótipos presentes nos bagos à vindima (leveduras, outros), não sendo afetados os processos de vinificação, aliado à ação promissora quanto à redução do número de tratamentos e de resíduos entra em linha com os princípios da Agricultura Biológica.

 

* No contexto de radiação e tecnologia, UV-C refere-se à radiação ultravioleta do tipo C. A luz UV-C é uma forma de radiação ultravioleta com
comprimentos de onda entre aproximadamente 200 a 280 nanómetros. É conhecida por suas propriedades germicidas, sendo capaz de inativar microrganismos como bactérias, vírus e fungos. Dispositivos UV-C são frequentemente utilizados para desinfeção em ambientes como hospitais, laboratórios, sistemas de água e até mesmo em dispositivos domésticos.
** A ADVID é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1982, que tem como objetivo contribuir para a modernização da viticultura da região demarcada do Douro e de Portugal e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade e rentabilidade dos vinhos e das vinhas portugueses.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos